Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: O DOCUMENTÁRIO “CLOSES” DE 1982 DESCORTINANDO ESTIGMAS E AMOR ENTRE O GÊNERO MASCULINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108644
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 3562
    "titulo" => "O AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: O DOCUMENTÁRIO “CLOSES” DE 1982 DESCORTINANDO ESTIGMAS E AMOR ENTRE O GÊNERO MASCULINO"
    "resumo" => "A comunidade LGBTQIA+ ao longo dos últimos anos conquistou direitos importantes, como: o casamento civil, nome social e a criminalização da homofobia. Esses direitos foram conquistados por meio de muitas lutas e mobilização da referida comunidade. Assim, é importante compreendermos alguns momentos midiáticos que ajudaram tais conquistas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo principal discutir a falta de representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na década de 80. Para tanto, apresentamos os discursos e as imagens exibidas no documentário “Closes”, de 1982, do cineasta paraibano Pedro Nunes. Utilizamos como metodologia uma análise através da linguagem audiovisual do gênero documentário. O mencionado documentário bem retrata os estigmas e os preconceitos em relação à homossexualidade masculina, assim como, a possibilidade de uma relação estável de amor entre pessoas do gênero masculino. Concluímos que o audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica que pode mediar a compreensão de temas que ainda inquietam a pós-modernidade, a exemplo da homofobia. Analisando o preconceito que contribuiu para um contexto de discriminação e marginalização, afetando negativamente a vivência desses indivíduos. Por meio da análise do documentário, busca se compreender a realidade que essas pessoas enfrentavam, dado o contexto histórico, e sua constante luta para sobreviver. Essa pesquisa se fundamenta em teorias sobre representação e visibilidade LGBTQIA+ na sociedade, tendo como base a análise do documentário produzido por Pedro Nunes, destacando a importância da representatividade para a construção de identidades positivas e o combate à discriminação. Além disso, baseia-se em conceitos relacionados à educação inclusiva, explorando sua relevância na promoção dos direitos humanos, na valorização da diversidade e na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Concluímos que o audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica para compreendermos temas que ainda inquietam a pós-modernidade a exemplo da homofobia e transfobia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3562_TB894_05072024021436.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS ALVES PORTELA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.portela@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108644
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 3562
    "titulo" => "O AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: O DOCUMENTÁRIO “CLOSES” DE 1982 DESCORTINANDO ESTIGMAS E AMOR ENTRE O GÊNERO MASCULINO"
    "resumo" => "A comunidade LGBTQIA+ ao longo dos últimos anos conquistou direitos importantes, como: o casamento civil, nome social e a criminalização da homofobia. Esses direitos foram conquistados por meio de muitas lutas e mobilização da referida comunidade. Assim, é importante compreendermos alguns momentos midiáticos que ajudaram tais conquistas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo principal discutir a falta de representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na década de 80. Para tanto, apresentamos os discursos e as imagens exibidas no documentário “Closes”, de 1982, do cineasta paraibano Pedro Nunes. Utilizamos como metodologia uma análise através da linguagem audiovisual do gênero documentário. O mencionado documentário bem retrata os estigmas e os preconceitos em relação à homossexualidade masculina, assim como, a possibilidade de uma relação estável de amor entre pessoas do gênero masculino. Concluímos que o audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica que pode mediar a compreensão de temas que ainda inquietam a pós-modernidade, a exemplo da homofobia. Analisando o preconceito que contribuiu para um contexto de discriminação e marginalização, afetando negativamente a vivência desses indivíduos. Por meio da análise do documentário, busca se compreender a realidade que essas pessoas enfrentavam, dado o contexto histórico, e sua constante luta para sobreviver. Essa pesquisa se fundamenta em teorias sobre representação e visibilidade LGBTQIA+ na sociedade, tendo como base a análise do documentário produzido por Pedro Nunes, destacando a importância da representatividade para a construção de identidades positivas e o combate à discriminação. Além disso, baseia-se em conceitos relacionados à educação inclusiva, explorando sua relevância na promoção dos direitos humanos, na valorização da diversidade e na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Concluímos que o audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica para compreendermos temas que ainda inquietam a pós-modernidade a exemplo da homofobia e transfobia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3562_TB894_05072024021436.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS ALVES PORTELA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.portela@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A comunidade LGBTQIA+ ao longo dos últimos anos conquistou direitos importantes, como: o casamento civil, nome social e a criminalização da homofobia. Esses direitos foram conquistados por meio de muitas lutas e mobilização da referida comunidade. Assim, é importante compreendermos alguns momentos midiáticos que ajudaram tais conquistas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo principal discutir a falta de representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na década de 80. Para tanto, apresentamos os discursos e as imagens exibidas no documentário “Closes”, de 1982, do cineasta paraibano Pedro Nunes. Utilizamos como metodologia uma análise através da linguagem audiovisual do gênero documentário. O mencionado documentário bem retrata os estigmas e os preconceitos em relação à homossexualidade masculina, assim como, a possibilidade de uma relação estável de amor entre pessoas do gênero masculino. Concluímos que o audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica que pode mediar a compreensão de temas que ainda inquietam a pós-modernidade, a exemplo da homofobia. Analisando o preconceito que contribuiu para um contexto de discriminação e marginalização, afetando negativamente a vivência desses indivíduos. Por meio da análise do documentário, busca se compreender a realidade que essas pessoas enfrentavam, dado o contexto histórico, e sua constante luta para sobreviver. Essa pesquisa se fundamenta em teorias sobre representação e visibilidade LGBTQIA+ na sociedade, tendo como base a análise do documentário produzido por Pedro Nunes, destacando a importância da representatividade para a construção de identidades positivas e o combate à discriminação. Além disso, baseia-se em conceitos relacionados à educação inclusiva, explorando sua relevância na promoção dos direitos humanos, na valorização da diversidade e na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Concluímos que o audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica para compreendermos temas que ainda inquietam a pós-modernidade a exemplo da homofobia e transfobia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.