A sociedade brasileira é marcada por intolerâncias e exclusões, o que requisita ações para a mudança deste cenário. No ambiente escolar, observamos que é preciso professores preparados para lidar com as diferenças, respeitando os diferentes contextos sociais e sendo capazes de utilizar a Matemática para transformar realidades injustas. Para isso, a formação inicial tem um papel fundamental na constituição de um saber profissional baseado em conhecimentos e aprendizagens direcionados a uma educação inclusiva. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da disciplina Educação Especial no curso de Licenciatura em Matemática para a constituição de um saber profissional pautado na educação inclusiva. A partir de uma abordagem qualitativa, aplicamos um formulário com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba, buscando informações sobre a temática em questão. Como resultados apontamos a necessidade da obrigatoriedade da disciplina Educação Especial em fazer parte da grade curricular de todos os cursos de licenciatura, pois fornece subsídios para adquirir conhecimentos, além de preparar para a vivência em sociedade, rompendo estigmas e preconceitos arraigados nos sistemas sociais excludentes. Evidenciamos que a disciplina oferece noções iniciais para os futuros professores lidarem com a diversidade de alunos em sala de aula, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas. Concluímos assim, a importância de implementar estratégias facilitadoras nos cursos de formação contribuindo para o ensino, a aprendizagem e as práticas docentes em matemática.