Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTRIBUIÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108501
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 673
    "inscrito_id" => 2350
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, desenvolvimento, convivência de vida diária privilegiado para a promoção da saúde, pois representa um ambiente no qual as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde são formados valores fundamentais. A presença do fonoaudiólogo neste espaço torna significativo e de grande relevância no processo educacional, pois uma de suas funções é a detecção de distúrbios de fala de crianças, onde este profissional atua contribuindo com o tratamento adequado. Além disso, oferece suporte à equipe escolar discutindo e elegendo estratégias eficazes na comunicação, colabora para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, orienta as famílias e cuidadores em relação ao desenvolvimento da fala dos alunos e realiza orientações de hábitos de saúde vocal aos professores. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar a contribuição do fonoaudiólogo na equipe multiprofissional da Educação Inclusiva no Município de Guarabira/PB, tendo em vista que mesmo havendo uma conscientização da importância deste profissional, ainda não existe lei que o regulamente nesta área. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, considerando a prática vivenciada pela profissional da equipe do sistema de ensino do município. Muitas etapas e desafios foram enfrentados desde o surgimento da atuação do fonoaudiólogo na escola. Ainda é um processo dinâmico de repensar seu papel e vem desenvolvendo a proposta de promover saúde fonoaudiológica de toda a comunidade escolar, incluindo também pais, professores e coordenadores. O que nos leva a concluir que este profissional inserido na educação contribui de forma expressiva na equipe multiprofissional através orientações aos familiares e professores com estratégias de aprimoramento no desempenho escolar do alunado, ajudando a desenvolver projetos de articulação intersetorial entre educação e saúde e promovendo ações de saúde vocal aos professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2350_TB673_07062024222326.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISY SIMÕES CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Daisy Campos"
    "autor_email" => "daisy_campos@msn.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108501
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 673
    "inscrito_id" => 2350
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, desenvolvimento, convivência de vida diária privilegiado para a promoção da saúde, pois representa um ambiente no qual as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde são formados valores fundamentais. A presença do fonoaudiólogo neste espaço torna significativo e de grande relevância no processo educacional, pois uma de suas funções é a detecção de distúrbios de fala de crianças, onde este profissional atua contribuindo com o tratamento adequado. Além disso, oferece suporte à equipe escolar discutindo e elegendo estratégias eficazes na comunicação, colabora para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, orienta as famílias e cuidadores em relação ao desenvolvimento da fala dos alunos e realiza orientações de hábitos de saúde vocal aos professores. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar a contribuição do fonoaudiólogo na equipe multiprofissional da Educação Inclusiva no Município de Guarabira/PB, tendo em vista que mesmo havendo uma conscientização da importância deste profissional, ainda não existe lei que o regulamente nesta área. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, considerando a prática vivenciada pela profissional da equipe do sistema de ensino do município. Muitas etapas e desafios foram enfrentados desde o surgimento da atuação do fonoaudiólogo na escola. Ainda é um processo dinâmico de repensar seu papel e vem desenvolvendo a proposta de promover saúde fonoaudiológica de toda a comunidade escolar, incluindo também pais, professores e coordenadores. O que nos leva a concluir que este profissional inserido na educação contribui de forma expressiva na equipe multiprofissional através orientações aos familiares e professores com estratégias de aprimoramento no desempenho escolar do alunado, ajudando a desenvolver projetos de articulação intersetorial entre educação e saúde e promovendo ações de saúde vocal aos professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2350_TB673_07062024222326.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISY SIMÕES CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Daisy Campos"
    "autor_email" => "daisy_campos@msn.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, desenvolvimento, convivência de vida diária privilegiado para a promoção da saúde, pois representa um ambiente no qual as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde são formados valores fundamentais. A presença do fonoaudiólogo neste espaço torna significativo e de grande relevância no processo educacional, pois uma de suas funções é a detecção de distúrbios de fala de crianças, onde este profissional atua contribuindo com o tratamento adequado. Além disso, oferece suporte à equipe escolar discutindo e elegendo estratégias eficazes na comunicação, colabora para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, orienta as famílias e cuidadores em relação ao desenvolvimento da fala dos alunos e realiza orientações de hábitos de saúde vocal aos professores. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar a contribuição do fonoaudiólogo na equipe multiprofissional da Educação Inclusiva no Município de Guarabira/PB, tendo em vista que mesmo havendo uma conscientização da importância deste profissional, ainda não existe lei que o regulamente nesta área. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, considerando a prática vivenciada pela profissional da equipe do sistema de ensino do município. Muitas etapas e desafios foram enfrentados desde o surgimento da atuação do fonoaudiólogo na escola. Ainda é um processo dinâmico de repensar seu papel e vem desenvolvendo a proposta de promover saúde fonoaudiológica de toda a comunidade escolar, incluindo também pais, professores e coordenadores. O que nos leva a concluir que este profissional inserido na educação contribui de forma expressiva na equipe multiprofissional através orientações aos familiares e professores com estratégias de aprimoramento no desempenho escolar do alunado, ajudando a desenvolver projetos de articulação intersetorial entre educação e saúde e promovendo ações de saúde vocal aos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.