A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, desenvolvimento, convivência de vida diária privilegiado para a promoção da saúde, pois representa um ambiente no qual as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde são formados valores fundamentais. A presença do fonoaudiólogo neste espaço torna significativo e de grande relevância no processo educacional, pois uma de suas funções é a detecção de distúrbios de fala de crianças, onde este profissional atua contribuindo com o tratamento adequado. Além disso, oferece suporte à equipe escolar discutindo e elegendo estratégias eficazes na comunicação, colabora para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, orienta as famílias e cuidadores em relação ao desenvolvimento da fala dos alunos e realiza orientações de hábitos de saúde vocal aos professores. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar a contribuição do fonoaudiólogo na equipe multiprofissional da Educação Inclusiva no Município de Guarabira/PB, tendo em vista que mesmo havendo uma conscientização da importância deste profissional, ainda não existe lei que o regulamente nesta área. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, considerando a prática vivenciada pela profissional da equipe do sistema de ensino do município. Muitas etapas e desafios foram enfrentados desde o surgimento da atuação do fonoaudiólogo na escola. Ainda é um processo dinâmico de repensar seu papel e vem desenvolvendo a proposta de promover saúde fonoaudiológica de toda a comunidade escolar, incluindo também pais, professores e coordenadores. O que nos leva a concluir que este profissional inserido na educação contribui de forma expressiva na equipe multiprofissional através orientações aos familiares e professores com estratégias de aprimoramento no desempenho escolar do alunado, ajudando a desenvolver projetos de articulação intersetorial entre educação e saúde e promovendo ações de saúde vocal aos professores.