A aprendizagem matemática é um campo relevante no processo de escolarização e em várias dimensões da vida. Contudo, algumas pessoas podem apresentar um quadro de discalculia, que é um distúrbio neurológico específico de aprendizagem que compromete as habilidades cognitivas relacionadas a cálculos e conceitos matemáticos devido à deficiência de recursos biológicos necessários para a maturação de estruturas cerebrais. Neste sentido, este estudo objetiva discutir sobre os impactos das estratégias inclusivas adotadas nas instituições de ensino sobre a autoestima e o desempenho acadêmico de estudantes diagnosticados com discalculia. Foi conduzida como uma pesquisa exploratória de natureza crítica no período compreendido entre 2019 e 2024. Destaca-se a escassez de publicações devidamente dedicadas a esta temática. As poucas obras existentes tendem evidenciam como discalculia de maneira reducionista pela sociedade, relegando-a a uma mera defasagem neurológica, o que potencialmente restringe o potencial dos alunos ao diagnóstico. Contudo, a implementação de estratégias inclusivas demonstra exercer um impacto notável na autoestima, estimulando o engajamento acadêmico e fortalecendo a confiança dos discentes, os quais se sentem capacitados e motivados a explorar seu potencial educacional. Nesse contexto, urge a necessidade de mais pesquisas e divulgações acerca de abordagens eficazes que possam aprimorar o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes afetados pela discalculia.