DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108197 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 97 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a revisão sistemática para a pesquisa de observação participante em andamento com mesmo título que objetiva analisar as contribuições do Desenho Universal da Aprendizagem - DUA na formação docente para a educação inclusiva, durante um curso de extensão para 37 docentes de duas escolas com sala de recursos multifuncionais de Campina Grande, de modo a identificar as concepções de deficiência dos docentes participantes, apresentar e experimentar os princípios do DUA e sua adequação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas; e relacionar as concepções de deficiência dos(as) professores(as) com suas impressões acerca da formação em DUA. O desenho metodológico prevê uma revisão sistemática da literatura acerca do que vem sendo produzido sobre o tema no Brasil, o uso de questionário socioeconômico, roteiro de observação da formação e a análise qualitativa do discurso com ajuda do software Atlas Ti. Na revisão sistemática a partir da busca, relacionando os termos Desenho Universal da Aprendizagem, formação docente e educação inclusiva realizada no catálogo de periódicos da CAPES, dos 39 resultados encontrados após a leitura dos resumos foram identificados 7 estudos que se relacionam com a formação docente, especificamente. Dos quais, foram selecionados 4 estudos que fazem referência direta desde o título acerca do Desenho Universal da Aprendizagem na formação docente para a educação inclusiva. Essa revisão evidenciou a dificuldade dos docentes em desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, o potencial do DUA para, através de ações de formação continuada, ampliar as habilidades dos professores na flexibilização curricular visando o acesso ao currículo pelos estudantes público-alvo da educação especial, bem como daqueles estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Também indica a necessidade de mais pesquisas acerca do uso do DUA em contextos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID97_TB257_07072024110537.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE DIAS PINTO LIMEIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "sou.midipin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108197 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 97 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a revisão sistemática para a pesquisa de observação participante em andamento com mesmo título que objetiva analisar as contribuições do Desenho Universal da Aprendizagem - DUA na formação docente para a educação inclusiva, durante um curso de extensão para 37 docentes de duas escolas com sala de recursos multifuncionais de Campina Grande, de modo a identificar as concepções de deficiência dos docentes participantes, apresentar e experimentar os princípios do DUA e sua adequação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas; e relacionar as concepções de deficiência dos(as) professores(as) com suas impressões acerca da formação em DUA. O desenho metodológico prevê uma revisão sistemática da literatura acerca do que vem sendo produzido sobre o tema no Brasil, o uso de questionário socioeconômico, roteiro de observação da formação e a análise qualitativa do discurso com ajuda do software Atlas Ti. Na revisão sistemática a partir da busca, relacionando os termos Desenho Universal da Aprendizagem, formação docente e educação inclusiva realizada no catálogo de periódicos da CAPES, dos 39 resultados encontrados após a leitura dos resumos foram identificados 7 estudos que se relacionam com a formação docente, especificamente. Dos quais, foram selecionados 4 estudos que fazem referência direta desde o título acerca do Desenho Universal da Aprendizagem na formação docente para a educação inclusiva. Essa revisão evidenciou a dificuldade dos docentes em desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, o potencial do DUA para, através de ações de formação continuada, ampliar as habilidades dos professores na flexibilização curricular visando o acesso ao currículo pelos estudantes público-alvo da educação especial, bem como daqueles estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Também indica a necessidade de mais pesquisas acerca do uso do DUA em contextos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID97_TB257_07072024110537.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE DIAS PINTO LIMEIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "sou.midipin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }