Este trabalho apresenta a revisão sistemática para a pesquisa de observação participante em andamento com mesmo título que objetiva analisar as contribuições do Desenho Universal da Aprendizagem - DUA na formação docente para a educação inclusiva, durante um curso de extensão para 37 docentes de duas escolas com sala de recursos multifuncionais de Campina Grande, de modo a identificar as concepções de deficiência dos docentes participantes, apresentar e experimentar os princípios do DUA e sua adequação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas; e relacionar as concepções de deficiência dos(as) professores(as) com suas impressões acerca da formação em DUA. O desenho metodológico prevê uma revisão sistemática da literatura acerca do que vem sendo produzido sobre o tema no Brasil, o uso de questionário socioeconômico, roteiro de observação da formação e a análise qualitativa do discurso com ajuda do software Atlas Ti. Na revisão sistemática a partir da busca, relacionando os termos Desenho Universal da Aprendizagem, formação docente e educação inclusiva realizada no catálogo de periódicos da CAPES, dos 39 resultados encontrados após a leitura dos resumos foram identificados 7 estudos que se relacionam com a formação docente, especificamente. Dos quais, foram selecionados 4 estudos que fazem referência direta desde o título acerca do Desenho Universal da Aprendizagem na formação docente para a educação inclusiva. Essa revisão evidenciou a dificuldade dos docentes em desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, o potencial do DUA para, através de ações de formação continuada, ampliar as habilidades dos professores na flexibilização curricular visando o acesso ao currículo pelos estudantes público-alvo da educação especial, bem como daqueles estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Também indica a necessidade de mais pesquisas acerca do uso do DUA em contextos educacionais.