Entre as vias percorridas pela cidade de Campina Grande há lugares visíveis e outros invisíveis, compreendendo que os Patrimônios históricos estão presentes nesse amaranhado permitindo vivências participantes da história da cidade e seu povo, destaca-se que mesmo com avanços nas discussões Políticas e Práticas Integrativas de Acessibilidade física e mobilidade nos Patrimônios culturais, existe a necessidade de os patrimônios culturais serem acessíveis. Desde modo, surge à inquietação de propor pesquisar de qual modo a educação patrimonial, permitem o conhecimento sobre a historia local e a acessibilidade. A pesquisa foi composta por uma revisão de literatura utilizando as plataformas: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo). Tendo como descritores e suas combinações: a acessibilidade, o patrimônio histórico de Campina Grande e a educação patrimonial. Foram identificadas mais de 40 produções, porém 15 lidos na íntegra. Como principal resultado, tem-se a descoberta de estudos que expõe as barreiras e as sensibilidades nas construções históricas,sobretudo,apresentando a educação patrimonial como ferramenta de inclusão e aprendizagem para pessoas com deficiência, direcionando esforços e reconhecendo os desafios enfrentados por estes dentro das instituições educacionais e culturais. Portanto, expondo a importância do acesso público a todos, aos bens históricos culturais ao passo que democratiza e permite o reconhecimento e o pertencimento histórico.