O presente relato traz a trajetória vivenciada pelo CMC (Colégio Municipal de Camacan), escola de Ensino Fundamental, no interior da Bahia, a partir de uma experiência de educação inclusiva na participação da família no processo inclusivo de seus filhos, desde o ano de 2023. O relato objetiva apresentar uma experiência exitosa acerca da Inclusão Social e Direitos Humanos na Educação, evidenciando a importância da participação efetiva das famílias no processo de inclusão bem como, os desafios e possibilidades que ele suscita. Estão descritas as estratégias utilizadas pelos profissionais de AEE (Atendimento Educacional Especializado) da escola, bem como os resultados que foram obtidos, entre eles a maior adesão da família no contexto escolar dos seus filhos PCD (Pessoa com Deficiência). O aprendizado adquirido com a experiência foi de grande relevância, entre eles, a de que qualquer processo de inclusão requer a participação efetiva da família em sua construção e sua efetivação exige um olhar da escola não só para o estudante PCD (Pessoa com Deficiência), como também pelo seu núcleo familiar. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, demonstrada através da apresentação dos dados observados nos gráficos e figuras obtidos durante a pesquisa, que teve como base leis e os autores: CARVALHO, Edler Rosita; FACION, José Raimundo; MANTOAN, M.T; NERO, C. direcionando a partir dos seus posicionamentos a pesquisa em questão.