O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) tem como principais características e comportamentos de negação, desafiadores, desobedientes e principalmente quanto a contrariedade. Os primeiros índicios do referido transtorno, são observados na infância,fase da faixa etária em que tais comportamentos são evidenciados, as vezes confudidos com “birra” infantil. A necessidade de se avaliar em que situações esses comportamentos ocorrem, a intensidade e prejuízo que geram a fim de distinguir esse transtorno, são importantes para que estas criança sejam diagnosticadas e tenham o acompanhamento necessário para sua formação e desenvolvimento cognitivo. Tal transtorno é notório pela sua complexidade supracitado e a presença de um aluno com o mesmo em uma escola de ensino municipal regular no Estado da Paraíba, me levou a fazer este estudo, como o objetivo principal de destacar a importância do conhecimento sobre o TOD, seu processo de inclusão, ensino e da aprendizagem em uma turma dos anos iniciais, a qual pertence ao ciclo de alfabetização. A referida pesquisa vem como embasamento de estudo a pesquisa-ação porque se constitui em uma metodologia importante para fins de uma interação entre o objetivo traçado. Para a produção de dados, utilizamos a observação participante, bem como a interpretação destes dados, foram observadas aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e outros autores. É de suma importância que a identificação do TOD seja realizada, pois o tratamento deve ter início ao diagnóstico, para que escola e a família estejam cientes e orientados, e a criança tenha seus direitos garantidos para o seu desenvolvimento como sujeito social. Os resultados deste trabalho, enfatizamos a necessidade de propostas metodológicas para o acompanhamento pedagógico com a criança que apresenta o TOD, bem como, toda a equipe escolar esteja engajada ao processo de inclusão de qualquer pessoa com deficiência ou transtorno.