EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108090 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 1946 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "A inclusão educacional para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) emerge como um desafio de extrema importância, destacando a necessidade imediata de estratégias personalizadas diante da notável diversidade presente no espectro. Este desafio abrange uma série de complexidades, envolvendo obstáculos significativos, como as dificuldades na comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamentos. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as abordagens pedagógicas influenciam a aprendizagem de alunos com TEA, promovendo estratégias personalizadas que considerem a diversidade significativa no espectro. Realizou-se uma investigação bibliográfica de natureza qualitativa, empregando uma abordagem que envolveu a consulta de fontes que inclui, livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações relacionados ao tema. Foram consultadas três bases de dados: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A revisão foi conduzida considerando termos associados à Educação Inclusiva e ao Ensino de alunos com TEA. Os aspectos abordados incluíram a Análise Comportamental, Tecnologia Assistiva (TA) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs). Para a construção teórica do trabalho, realizou-se uma explanação detalhada desses termos, fornecendo suporte para a compreensão e contextualização dos elementos essenciais relacionados à Educação Inclusiva, ao ensino de autistas e aos recursos pedagógicos específicos, como a Análise Comportamental e a TA, bem como as contribuições das TDICs. Este estudo evidencia a urgência de estratégias educacionais direcionadas à diversidade no espectro autista. Ao reconhecer tal diversidade, destaca-se a importância de adotar metodologias inclusivas para aprimorar a prática educacional, proporcionando um ambiente propício ao pleno desenvolvimento dos alunos com TEA. Essa abordagem não apenas fomenta ambientes educacionais mais acolhedores, mas também possibilita a adaptação efetiva às necessidades específicas desses alunos. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino de Autistas, Análise Comportamental, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologia Assistiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1946_TB119_03062024230702.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLYSABEL ARAÚJO VERAS" "autor_nome_curto" => "Wallysabel A" "autor_email" => "wallysabelveras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108090 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 1946 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "A inclusão educacional para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) emerge como um desafio de extrema importância, destacando a necessidade imediata de estratégias personalizadas diante da notável diversidade presente no espectro. Este desafio abrange uma série de complexidades, envolvendo obstáculos significativos, como as dificuldades na comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamentos. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as abordagens pedagógicas influenciam a aprendizagem de alunos com TEA, promovendo estratégias personalizadas que considerem a diversidade significativa no espectro. Realizou-se uma investigação bibliográfica de natureza qualitativa, empregando uma abordagem que envolveu a consulta de fontes que inclui, livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações relacionados ao tema. Foram consultadas três bases de dados: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A revisão foi conduzida considerando termos associados à Educação Inclusiva e ao Ensino de alunos com TEA. Os aspectos abordados incluíram a Análise Comportamental, Tecnologia Assistiva (TA) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs). Para a construção teórica do trabalho, realizou-se uma explanação detalhada desses termos, fornecendo suporte para a compreensão e contextualização dos elementos essenciais relacionados à Educação Inclusiva, ao ensino de autistas e aos recursos pedagógicos específicos, como a Análise Comportamental e a TA, bem como as contribuições das TDICs. Este estudo evidencia a urgência de estratégias educacionais direcionadas à diversidade no espectro autista. Ao reconhecer tal diversidade, destaca-se a importância de adotar metodologias inclusivas para aprimorar a prática educacional, proporcionando um ambiente propício ao pleno desenvolvimento dos alunos com TEA. Essa abordagem não apenas fomenta ambientes educacionais mais acolhedores, mas também possibilita a adaptação efetiva às necessidades específicas desses alunos. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino de Autistas, Análise Comportamental, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologia Assistiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1946_TB119_03062024230702.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLYSABEL ARAÚJO VERAS" "autor_nome_curto" => "Wallysabel A" "autor_email" => "wallysabelveras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }