A inclusão educacional para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) emerge como um desafio de extrema importância, destacando a necessidade imediata de estratégias personalizadas diante da notável diversidade presente no espectro. Este desafio abrange uma série de complexidades, envolvendo obstáculos significativos, como as dificuldades na comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamentos. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as abordagens pedagógicas influenciam a aprendizagem de alunos com TEA, promovendo estratégias personalizadas que considerem a diversidade significativa no espectro. Realizou-se uma investigação bibliográfica de natureza qualitativa, empregando uma abordagem que envolveu a consulta de fontes que inclui, livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações relacionados ao tema. Foram consultadas três bases de dados: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A revisão foi conduzida considerando termos associados à Educação Inclusiva e ao Ensino de alunos com TEA. Os aspectos abordados incluíram a Análise Comportamental, Tecnologia Assistiva (TA) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs). Para a construção teórica do trabalho, realizou-se uma explanação detalhada desses termos, fornecendo suporte para a compreensão e contextualização dos elementos essenciais relacionados à Educação Inclusiva, ao ensino de autistas e aos recursos pedagógicos específicos, como a Análise Comportamental e a TA, bem como as contribuições das TDICs. Este estudo evidencia a urgência de estratégias educacionais direcionadas à diversidade no espectro autista. Ao reconhecer tal diversidade, destaca-se a importância de adotar metodologias inclusivas para aprimorar a prática educacional, proporcionando um ambiente propício ao pleno desenvolvimento dos alunos com TEA. Essa abordagem não apenas fomenta ambientes educacionais mais acolhedores, mas também possibilita a adaptação efetiva às necessidades específicas desses alunos. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino de Autistas, Análise Comportamental, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologia Assistiva.