RECURSOS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DO ENSINO LÚDICO.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108694 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 958 "inscrito_id" => 3724 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DO ENSINO LÚDICO." "resumo" => "Os recursos didáticos estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizados pelo professor com a intenção de promover o ensino/aprendizagem/avaliação, para efetuar uma aula ampla sobre determinado assunto. Um desses recursos didáticos é o ensino lúdico que proporciona uma metodologia pedagógica que ensina brincando, jogando, se divertindo e que não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, além de; auxiliar na formação, socialização, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, estímulos sociais, físicos, afetivos, cognitivos, emocionais, que proporciona a criança expor seus sentimentos, aprendizagem, construção, exploração, pensamentos, sentimentos, reinvenções, pratica e empatia. Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de mostra o desenvolvimento da criança dentro do Espectro Autista por meio do ensino lúdico, sabe-se que a criança/pessoas com TEA possuem uma série de condições especiais no que tange o relacionamento e interação e socialização com outras pessoas, apresenta atrasos no desenvolvimento da fala, sensibilidade a estímulos sonoros, visuais, táteis e gustativos, hiperfoco, estereotipia, prejuízo na cognição e comunicação, bem como inflexibilidade. Para esse proposito será desempenhado em uma criança de seis anos com Transtorno do Espectro Autista suporte um, e uma outra de cinco anos suporte três, jogos e brincadeiras com o intuito de comprovar e/ou aprimorar o desenvolvimento das mesmas, conforme suas necessidades e características individuais. Baseamo-nos teoricamente nos seguintes autores: Libâneo (2008); Coll (2000); Quirino (2011); Lacerda (2017); Kanner (1943); Wing (1991); Rutter (1978/1991); Almeida (1995); Kishimoto (2011); Vigotsky (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3724_TB958_14052024214321.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILY PEDRO DA SILVA VERAS" "autor_nome_curto" => "Jamily Pedro da" "autor_email" => "jamllyveras03@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108694 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 958 "inscrito_id" => 3724 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DO ENSINO LÚDICO." "resumo" => "Os recursos didáticos estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizados pelo professor com a intenção de promover o ensino/aprendizagem/avaliação, para efetuar uma aula ampla sobre determinado assunto. Um desses recursos didáticos é o ensino lúdico que proporciona uma metodologia pedagógica que ensina brincando, jogando, se divertindo e que não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, além de; auxiliar na formação, socialização, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, estímulos sociais, físicos, afetivos, cognitivos, emocionais, que proporciona a criança expor seus sentimentos, aprendizagem, construção, exploração, pensamentos, sentimentos, reinvenções, pratica e empatia. Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de mostra o desenvolvimento da criança dentro do Espectro Autista por meio do ensino lúdico, sabe-se que a criança/pessoas com TEA possuem uma série de condições especiais no que tange o relacionamento e interação e socialização com outras pessoas, apresenta atrasos no desenvolvimento da fala, sensibilidade a estímulos sonoros, visuais, táteis e gustativos, hiperfoco, estereotipia, prejuízo na cognição e comunicação, bem como inflexibilidade. Para esse proposito será desempenhado em uma criança de seis anos com Transtorno do Espectro Autista suporte um, e uma outra de cinco anos suporte três, jogos e brincadeiras com o intuito de comprovar e/ou aprimorar o desenvolvimento das mesmas, conforme suas necessidades e características individuais. Baseamo-nos teoricamente nos seguintes autores: Libâneo (2008); Coll (2000); Quirino (2011); Lacerda (2017); Kanner (1943); Wing (1991); Rutter (1978/1991); Almeida (1995); Kishimoto (2011); Vigotsky (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3724_TB958_14052024214321.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILY PEDRO DA SILVA VERAS" "autor_nome_curto" => "Jamily Pedro da" "autor_email" => "jamllyveras03@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }