Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RECURSOS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DO ENSINO LÚDICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108694
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 958
    "inscrito_id" => 3724
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DO ENSINO LÚDICO."
    "resumo" => "Os recursos didáticos estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizados pelo professor com a intenção de promover o ensino/aprendizagem/avaliação, para efetuar uma aula ampla sobre determinado assunto. Um desses recursos didáticos é o ensino lúdico que proporciona uma metodologia pedagógica que ensina brincando, jogando, se divertindo e que não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, além de; auxiliar na formação, socialização, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, estímulos sociais, físicos, afetivos, cognitivos, emocionais, que proporciona a criança expor seus sentimentos, aprendizagem, construção, exploração, pensamentos, sentimentos, reinvenções, pratica e empatia. Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de mostra o desenvolvimento da criança dentro do Espectro Autista por meio do ensino lúdico, sabe-se que a criança/pessoas com TEA possuem uma série de condições especiais no que tange o relacionamento e interação e socialização com outras pessoas, apresenta atrasos no desenvolvimento da fala, sensibilidade a estímulos sonoros, visuais, táteis e gustativos, hiperfoco, estereotipia, prejuízo na cognição e comunicação, bem como inflexibilidade. Para esse proposito será desempenhado em uma criança de seis anos com Transtorno do Espectro Autista suporte um, e uma outra de cinco anos suporte três, jogos e brincadeiras com o intuito de comprovar e/ou aprimorar o desenvolvimento das mesmas, conforme suas necessidades e características individuais. Baseamo-nos teoricamente nos seguintes autores: Libâneo (2008); Coll (2000); Quirino (2011); Lacerda (2017); Kanner (1943); Wing (1991); Rutter (1978/1991); Almeida (1995); Kishimoto (2011); Vigotsky (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3724_TB958_14052024214321.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILY PEDRO DA SILVA VERAS"
    "autor_nome_curto" => "Jamily Pedro da"
    "autor_email" => "jamllyveras03@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108694
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 958
    "inscrito_id" => 3724
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DO ENSINO LÚDICO."
    "resumo" => "Os recursos didáticos estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizados pelo professor com a intenção de promover o ensino/aprendizagem/avaliação, para efetuar uma aula ampla sobre determinado assunto. Um desses recursos didáticos é o ensino lúdico que proporciona uma metodologia pedagógica que ensina brincando, jogando, se divertindo e que não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, além de; auxiliar na formação, socialização, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, estímulos sociais, físicos, afetivos, cognitivos, emocionais, que proporciona a criança expor seus sentimentos, aprendizagem, construção, exploração, pensamentos, sentimentos, reinvenções, pratica e empatia. Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de mostra o desenvolvimento da criança dentro do Espectro Autista por meio do ensino lúdico, sabe-se que a criança/pessoas com TEA possuem uma série de condições especiais no que tange o relacionamento e interação e socialização com outras pessoas, apresenta atrasos no desenvolvimento da fala, sensibilidade a estímulos sonoros, visuais, táteis e gustativos, hiperfoco, estereotipia, prejuízo na cognição e comunicação, bem como inflexibilidade. Para esse proposito será desempenhado em uma criança de seis anos com Transtorno do Espectro Autista suporte um, e uma outra de cinco anos suporte três, jogos e brincadeiras com o intuito de comprovar e/ou aprimorar o desenvolvimento das mesmas, conforme suas necessidades e características individuais. Baseamo-nos teoricamente nos seguintes autores: Libâneo (2008); Coll (2000); Quirino (2011); Lacerda (2017); Kanner (1943); Wing (1991); Rutter (1978/1991); Almeida (1995); Kishimoto (2011); Vigotsky (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3724_TB958_14052024214321.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILY PEDRO DA SILVA VERAS"
    "autor_nome_curto" => "Jamily Pedro da"
    "autor_email" => "jamllyveras03@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Os recursos didáticos estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizados pelo professor com a intenção de promover o ensino/aprendizagem/avaliação, para efetuar uma aula ampla sobre determinado assunto. Um desses recursos didáticos é o ensino lúdico que proporciona uma metodologia pedagógica que ensina brincando, jogando, se divertindo e que não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, além de; auxiliar na formação, socialização, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, estímulos sociais, físicos, afetivos, cognitivos, emocionais, que proporciona a criança expor seus sentimentos, aprendizagem, construção, exploração, pensamentos, sentimentos, reinvenções, pratica e empatia. Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de mostra o desenvolvimento da criança dentro do Espectro Autista por meio do ensino lúdico, sabe-se que a criança/pessoas com TEA possuem uma série de condições especiais no que tange o relacionamento e interação e socialização com outras pessoas, apresenta atrasos no desenvolvimento da fala, sensibilidade a estímulos sonoros, visuais, táteis e gustativos, hiperfoco, estereotipia, prejuízo na cognição e comunicação, bem como inflexibilidade. Para esse proposito será desempenhado em uma criança de seis anos com Transtorno do Espectro Autista suporte um, e uma outra de cinco anos suporte três, jogos e brincadeiras com o intuito de comprovar e/ou aprimorar o desenvolvimento das mesmas, conforme suas necessidades e características individuais. Baseamo-nos teoricamente nos seguintes autores: Libâneo (2008); Coll (2000); Quirino (2011); Lacerda (2017); Kanner (1943); Wing (1991); Rutter (1978/1991); Almeida (1995); Kishimoto (2011); Vigotsky (2007).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.