A arteterapia e a neuropsicologia trazem contribuições para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem das crianças com deficiência, nas questões educacionais, familiares e sociais. O objetivo desse artigo é investigar as influências da arteterapia e neuropsicologia na construção do processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem e inclusão da criança com deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida através de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo. Serviram de base para o levantamento literário livros, artigos, periódicos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) cujas bases de dados foram: Scielo, Periódicos Capes e Pespsic. Após as leituras, percebeu-se que a arteterapia e a neuropsicologia podem contribuir para desmistificar estigmas e estereótipos acerca da inclusão educacional das crianças com deficiência, sobretudo no seu desenvolvimento de ensino-aprendizagem através da arte e da neurociência, também podem auxiliar educadores, família e sociedade a acharem novos caminhos para lidarem com a deficiência da criança.