A Geografia, ciência que tem por objeto de estudo o espaço geográfico, a configuração social dos indivíduos e sua relação com este espaço, cabe à análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. Desta forma, a pesquisa que estamos desenvolvendo no âmbito do PROFGEO tem por objetivo produzir mapas conceituais, construídos pelos próprios alunos, como recurso didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem na compreensão da atuação dos movimentos sociais contemporâneos no território do município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. A mesma está sendo desenvolvida através de uma abordagem qualitativa no contexto da Pesquisa participante. Utilizamos questionários para caracterização dos sujeitos da pesquisa e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos no decorrer da intervenção na sala de aula. No decorrer do processo de pesquisa foi possível verificar que, quando abordada, a temática dos movimentos sociais tem sido apresentada de maneira incipiente e superficial nos livros didáticos de Geografia, levando os estudantes a generalizações ou incompreensões. Diante dessa constatação preliminar, torna-se premente a necessidade de opções metodológicas que venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem sobre os movimentos sociais a partir de uma abordagem geográfica. Deste modo, a teoria da mediação apresenta-se como uma opção viável para suprir a necessidade de que a aprendizagem seja possível para todos os educandos nas aulas de Geografia.