O presente texto retrata a experiência de trabalho realizado em uma turma multisseriada, com estudantes que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Estadual 13 de Maio, na cidade de Tangará da Serra/MT. A oficina “Otimizando o tempo: confecção de ampulheta do tempo”, proposta aos PcD (Pessoas com Deficiência) foi desenvolvida durante o ano letivo de 2021, teve condução baseada no referencial teórico-metodológico, sócio-histórico, práticas da educação popular e práxis dialógica, direcionadas a contemplar conceitos interdisciplinares referentes aos componentes curriculares de Física, História e Matemática de forma significativa, com a valorização da reutilização de materiais descartáveis. Os objetivos foram de estimular habilidades motoras finas, associar conceitos, despertar a conscientização do reaproveitamento de descartáveis, instigar o hábito da reciclagem, de modo a exercer cidadania perante a sociedade. Foi verificado dificuldades dos estudantes na realização de atividades simples, como contornar e recortar, direcionadas às habilidades de motricidade fina. Também, constatou-se que a atividade proposta, confecção da ampulheta, possibilitou aos estudantes identificar e associar o uso e descarte consciente de materiais descartáveis em suas rotinas sociais, de modo que seu aprendizado desempenhe habilidades para a vida. Com a realização deste trabalho, foi resgatado conhecimentos prévios e conceitos já vistos pelos estudantes, de modo que eles revivessem situações e estabelecessem relações e conexões com elementos que estavam adormecidos, e assim oportunizar o estudante, ser protagonista em seu processo de aprendizagem, tanto individualmente, quanto de forma colaborativa no ambiente escolar, ao desenvolver competências, potencialidades e respeitar diferenças.