Este trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas, elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO, 2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio.