O presente trabalho propõe uma reflexão teórica e prática acerca do desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no que tange à importância e à necessidade de aprender a ler e escreve. Assim, questiona-se como o desenho influencia em situações de leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual? Tendo como objetivo geral analisar a importância do desenho para emancipação de estratégias leitora e escritora de alunos deficiência intelectual. Mais especificamente promover situações de aprendizagens que provoque o aluno com DI expressar-se oralmente através da descrição de desenhos por meio de relatos orais; possibilitar ao aluno com deficiência intelectual (DI) o reconhecimento das características da linguagem escrita. Participou desta pesquisa uma aluna com deficiência intelectual matriculada em uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Os procedimentos técnicos utilizados na pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos por meio de livros, artigos e monografias. Já a pesquisa de campo foi desenvolvida através de um estudo de caso. Em relação a abordagem os dados receberam análise qualitativa descritiva. Para tanto, os resultados encontrados permitiram concluir que as estratégias didáticas com o uso do desenho podem desencadear processos mentais como memorização e reorganização da aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conceitos referentes a leitura, a linguagem verbal e a escrita.