Essa investigação foi realizada por meio de pesquisa de campo e bibliográfica, na qual se propôs a implementação de um projeto de intervenção escolar, com a utilização de jogos didáticos, no intuito de estimular o coeficiente de aprendizagem dos alunos da educação especial, especificamente em turmas do pré II, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Vitórias Pires Uchôa Queiroz, Campina grande/PB. Sendo assim, nessa pesquisa, buscou-se analisar a relação dos jogos didáticos no processo de aprendizagem com a realização de uma intervenção escolar. Para tanto, no desenvolvimento desse estudo se fez uso da experiência adquirida em sala de aula, somando-se a fontes bibliográficas, disponíveis na literatura relativa a Psicopedagogia relacionada à educação especial. Deste modo, foram considerados livros, artigos e teses sobre o tema em tela. Destarte, o objetivo central dessa averiguação foi promover e desenvolver os números matemáticos por meio de jogos didáticos. Esta almejou compreender e implementar ações que contribuíssem para o desenvolvimento cognitivo dos discentes em relação aos números cardinais, propondo alternativas para fomentar o aprendizado e o domínio dessa habilidade no ambiente escolar. Os resultados revelaram-se satisfatórios, pois os alunos adquiriram habilidades de contagem de forma dinâmica, eficiente e célere. Por fim, esse estudo foi fundamentado nas teorias de Vygotski (1991), Piaget (2003), Freud (2015) e Paulo Freire (1987) dentre outros, também utilizou-se da Constituição Federal (1988), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e da Lei Brasileira de Inclusão (2015).