O presente Relato de Experiência apresenta a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros educadores do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima e o Programa teve como princípio as ações realizadas através do subprojeto intitulado “Estratégias de ensino e aprendizagem para a inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O programa oportunizou as discentes experienciar o chão da escola no que tange às práticas pedagógicas, a formação docente, a rotina escolar, o processo de ensino e aprendizagem, a inclusão e as especificidades dos alunos autistas. Desta forma, buscaremos expor as ações realizadas na unidade de ensino supracitada, bem como as contribuições do PIBID no processo de reflexão da práxis docente, com foco numa perspectiva inclusiva, corroborando com o desenvolvimento dos estudantes com TEA por meio de rotinas visuais e o uso da Comunicação Alternativa.