Tratar acerca da inclusão de alunos com necessidades especiais na educação regular brasileira é fundamental, tendo em vista que esse é um dos temas mais discutidos nessa área nas últimas décadas. Porém, ele vem sendo embasado em experiências isoladas ou, na maioria das vezes, debatido apenas em congressos e algumas pesquisas científicas. O contexto atual está amparado nas legislações em vigor e elas visam garantir na estrutura das escolas públicas condições dignas para a oferta de um atendimento que possa estabelecer o compromisso da gestão pública com a organização e a oferta centrada nas necessidades educacionais específicas de estudantes da Educação Especial, cada vez mais presentes na rede de ensino municipal e estadual. No entanto, faltam subsídios e capacitação adequada para os docentes que atuam nas diversas áreas do conhecimento e que, em sua maioria, não se sentem preparados para receberem os alunos com necessidades especiais em suas turmas. Assim, o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais está diretamente vinculado à formação do professor e à promoção de ações que possibilitem ao docente a aquisição de competências para ensinar a todos na sala de aula, de modo a serem capazes de responder à diversidade dos estudantes, a qual se constitui como uma realidade presente nas escolas do século XXI.