AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108497 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 3124 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com o ensino de Língua Inglesa vivenciada durante as aulas não presenciais no decorrer do ano letivo de 2020, no qual foi adotado o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem durante o período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19. Esta experiência envolveu a participação de um total de 18 (dezoito) turmas pertencentes à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo, localizada na zona urbana do município de Queimadas-PB. Neste relato, apresentamos as contribuições das ferramentas digitais para ampliação e ressignificação da aprendizagem da língua inglesa, mostrando as possibilidades de inclusão, interação e participação dos alunos, assim como também a importância da intervenção pedagógica na modalidade de aulas não presenciais. Os resultados revelaram-se satisfatórios, pois os alunos adquiriram habilidades no que tange às tecnologias, que até então, não eram utilizadas com frequência, mas que se tornaram fundamentais para a inclusão desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem não presencial. Por fim, esse estudo foi fundamentado nas teorias de Kenski (2003), Possebon (2018), Sant’ana (2016), Moran (2000), Moran (2007), Sancho (2001), Zawacki-richter & Anderson (2015), Yaegashi (2017) e na base nacional comum curricular (2017)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3124_TB668_06062024182242.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ÉLKER DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Renato Élker" "autor_email" => "elker2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108497 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 3124 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com o ensino de Língua Inglesa vivenciada durante as aulas não presenciais no decorrer do ano letivo de 2020, no qual foi adotado o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem durante o período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19. Esta experiência envolveu a participação de um total de 18 (dezoito) turmas pertencentes à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo, localizada na zona urbana do município de Queimadas-PB. Neste relato, apresentamos as contribuições das ferramentas digitais para ampliação e ressignificação da aprendizagem da língua inglesa, mostrando as possibilidades de inclusão, interação e participação dos alunos, assim como também a importância da intervenção pedagógica na modalidade de aulas não presenciais. Os resultados revelaram-se satisfatórios, pois os alunos adquiriram habilidades no que tange às tecnologias, que até então, não eram utilizadas com frequência, mas que se tornaram fundamentais para a inclusão desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem não presencial. Por fim, esse estudo foi fundamentado nas teorias de Kenski (2003), Possebon (2018), Sant’ana (2016), Moran (2000), Moran (2007), Sancho (2001), Zawacki-richter & Anderson (2015), Yaegashi (2017) e na base nacional comum curricular (2017)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3124_TB668_06062024182242.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ÉLKER DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Renato Élker" "autor_email" => "elker2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }