Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPLORANDO A TEMÁTICA DA INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DA INFOGRAFIA DIGITAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108130
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 1589
    "titulo" => "EXPLORANDO A TEMÁTICA DA INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DA INFOGRAFIA DIGITAL"
    "resumo" => "Incluir vai além de simplesmente adicionar ou integrar, o mesmo também trata de um movimento social e político que busca assegurar que todos os indivíduos exerçam conscientemente seus direitos com responsabilidade perante a sociedade à qual pertence. Podemos praticar, desenvolver, reunir informações, trabalhar com o público e transmitir conhecimentos sobre a inclusão de maneira interativa por meio do infográfico digital, o mesmo disponibiliza de algumas características, como por exemplo, podemos mencionar em um infográfico elementos que contribuem na organização das informações, como: o gráficos na página sobre a temática, pequenos textos, animações e dinâmica com o leitor. Assim, podemos compreender o infográfico como sendo caracterizado por um elevado nível de apuro de tratamento estético, no qual ilustrações são desenvolvidas para esclarecer e apresentar informações, dados, imagens, gráficos e facilitar a interação do leitor com a informação. Este artigo tem como objetivo explorar a temática da inclusão escolar, propondo a elaboração de infográficos a partir da leitura da obra de Mantoan (2015) com a utilização da ferramenta Canva e seus elementos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de procedimento bibliográfica. A partir da elaboração dos infográficos, onde o mesmo colheu informações através de leituras sobre cada capítulo da obra, foi possível apresentar conhecimentos sobre os principais temas de cada tópico, sendo capaz de tornar a informação mais dinâmica possível, para que o leitor possa se identificar e contribuir de alguma forma com a leitura do que está sendo transmitido pelo meio de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "669ab91ce15fa_19072024160604.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => "2024-07-19 16:06:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNARA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Raynara Santos"
    "autor_email" => "santos.raynara@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108130
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 1589
    "titulo" => "EXPLORANDO A TEMÁTICA DA INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DA INFOGRAFIA DIGITAL"
    "resumo" => "Incluir vai além de simplesmente adicionar ou integrar, o mesmo também trata de um movimento social e político que busca assegurar que todos os indivíduos exerçam conscientemente seus direitos com responsabilidade perante a sociedade à qual pertence. Podemos praticar, desenvolver, reunir informações, trabalhar com o público e transmitir conhecimentos sobre a inclusão de maneira interativa por meio do infográfico digital, o mesmo disponibiliza de algumas características, como por exemplo, podemos mencionar em um infográfico elementos que contribuem na organização das informações, como: o gráficos na página sobre a temática, pequenos textos, animações e dinâmica com o leitor. Assim, podemos compreender o infográfico como sendo caracterizado por um elevado nível de apuro de tratamento estético, no qual ilustrações são desenvolvidas para esclarecer e apresentar informações, dados, imagens, gráficos e facilitar a interação do leitor com a informação. Este artigo tem como objetivo explorar a temática da inclusão escolar, propondo a elaboração de infográficos a partir da leitura da obra de Mantoan (2015) com a utilização da ferramenta Canva e seus elementos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de procedimento bibliográfica. A partir da elaboração dos infográficos, onde o mesmo colheu informações através de leituras sobre cada capítulo da obra, foi possível apresentar conhecimentos sobre os principais temas de cada tópico, sendo capaz de tornar a informação mais dinâmica possível, para que o leitor possa se identificar e contribuir de alguma forma com a leitura do que está sendo transmitido pelo meio de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "669ab91ce15fa_19072024160604.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => "2024-07-19 16:06:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNARA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Raynara Santos"
    "autor_email" => "santos.raynara@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Incluir vai além de simplesmente adicionar ou integrar, o mesmo também trata de um movimento social e político que busca assegurar que todos os indivíduos exerçam conscientemente seus direitos com responsabilidade perante a sociedade à qual pertence. Podemos praticar, desenvolver, reunir informações, trabalhar com o público e transmitir conhecimentos sobre a inclusão de maneira interativa por meio do infográfico digital, o mesmo disponibiliza de algumas características, como por exemplo, podemos mencionar em um infográfico elementos que contribuem na organização das informações, como: o gráficos na página sobre a temática, pequenos textos, animações e dinâmica com o leitor. Assim, podemos compreender o infográfico como sendo caracterizado por um elevado nível de apuro de tratamento estético, no qual ilustrações são desenvolvidas para esclarecer e apresentar informações, dados, imagens, gráficos e facilitar a interação do leitor com a informação. Este artigo tem como objetivo explorar a temática da inclusão escolar, propondo a elaboração de infográficos a partir da leitura da obra de Mantoan (2015) com a utilização da ferramenta Canva e seus elementos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de procedimento bibliográfica. A partir da elaboração dos infográficos, onde o mesmo colheu informações através de leituras sobre cada capítulo da obra, foi possível apresentar conhecimentos sobre os principais temas de cada tópico, sendo capaz de tornar a informação mais dinâmica possível, para que o leitor possa se identificar e contribuir de alguma forma com a leitura do que está sendo transmitido pelo meio de comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.