O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados à adaptação de materiais no ensino de ciências para estudantes com cegueira, nas séries finais do Ensino Fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação Especial, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIFAP. A pesquisa foi realizada no período de março à dezembro de 2023. Para isso foi realizado um levantamento de livros, artigos, teses e dissertações na área publicados entre os anos 1995 a 2020. Após a seleção dos textos foi aplicado o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Como resultado obteve-se a estruturação do texto nos seguintes tópicos: (a) Inclusão escolar do estudante com cegueira no ensino fundamental; (b) O ensino de ciências na perspectiva inclusiva; e (c) Material didático acessível. Observou-se que a partir da compreensão dos fatores que levam à cegueira e sua classificação atual (CID-11), a educação precisa se adequar ao estudante e é, principalmente, através da utilização dos recursos táteis que essa adaptação se manifesta. Em relação ao ensino de ciências ficou claro, a necessidade de se apresentar o conhecimento científico para todos os estudantes, democratizando o acesso à educação científica e tecnológica. Desta forma, o uso de materiais táteis só tem à contribuir com o processo de apropriação do conhecimento científico por essa população. Conclui-se que a utilização de materiais táteis no ensino de ciências para estudantes com cegueira se constitui como alternativa importante para a implementação mais ativa dos processos de inclusão escolar.