A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ESTUDANTES COM CEGUEIRA – UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108133 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ESTUDANTES COM CEGUEIRA – UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados à adaptação de materiais no ensino de ciências para estudantes com cegueira, nas séries finais do Ensino Fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação Especial, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIFAP. A pesquisa foi realizada no período de março à dezembro de 2023. Para isso foi realizado um levantamento de livros, artigos, teses e dissertações na área publicados entre os anos 1995 a 2020. Após a seleção dos textos foi aplicado o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Como resultado obteve-se a estruturação do texto nos seguintes tópicos: (a) Inclusão escolar do estudante com cegueira no ensino fundamental; (b) O ensino de ciências na perspectiva inclusiva; e (c) Material didático acessível. Observou-se que a partir da compreensão dos fatores que levam à cegueira e sua classificação atual (CID-11), a educação precisa se adequar ao estudante e é, principalmente, através da utilização dos recursos táteis que essa adaptação se manifesta. Em relação ao ensino de ciências ficou claro, a necessidade de se apresentar o conhecimento científico para todos os estudantes, democratizando o acesso à educação científica e tecnológica. Desta forma, o uso de materiais táteis só tem à contribuir com o processo de apropriação do conhecimento científico por essa população. Conclui-se que a utilização de materiais táteis no ensino de ciências para estudantes com cegueira se constitui como alternativa importante para a implementação mais ativa dos processos de inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1542_TB177_21032024202804.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA" "autor_nome_curto" => "LUIS Alexandre" "autor_email" => "luisalexandre@unifap.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108133 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ESTUDANTES COM CEGUEIRA – UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados à adaptação de materiais no ensino de ciências para estudantes com cegueira, nas séries finais do Ensino Fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação Especial, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIFAP. A pesquisa foi realizada no período de março à dezembro de 2023. Para isso foi realizado um levantamento de livros, artigos, teses e dissertações na área publicados entre os anos 1995 a 2020. Após a seleção dos textos foi aplicado o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Como resultado obteve-se a estruturação do texto nos seguintes tópicos: (a) Inclusão escolar do estudante com cegueira no ensino fundamental; (b) O ensino de ciências na perspectiva inclusiva; e (c) Material didático acessível. Observou-se que a partir da compreensão dos fatores que levam à cegueira e sua classificação atual (CID-11), a educação precisa se adequar ao estudante e é, principalmente, através da utilização dos recursos táteis que essa adaptação se manifesta. Em relação ao ensino de ciências ficou claro, a necessidade de se apresentar o conhecimento científico para todos os estudantes, democratizando o acesso à educação científica e tecnológica. Desta forma, o uso de materiais táteis só tem à contribuir com o processo de apropriação do conhecimento científico por essa população. Conclui-se que a utilização de materiais táteis no ensino de ciências para estudantes com cegueira se constitui como alternativa importante para a implementação mais ativa dos processos de inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1542_TB177_21032024202804.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA" "autor_nome_curto" => "LUIS Alexandre" "autor_email" => "luisalexandre@unifap.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }