A arteterapia e a neuropsicologia trazem contribuições para o desenvolvimento e inclusão das crianças com deficiência, e oportuniza o avanço nas questões educacionais, familiares e sociais. Buscando alcançar melhorias no processo de inclusão da criança com deficiência, cada vez mais educadores têm buscado nos recursos artísticos e na neurociência um suporte para acessibilidade dos seus alunos, com o objetivo de desenvolver novas estratégias de ensino e aprendizagem. Conhecendo e explorando os recursos artísticos, o educador estará propiciando a estas crianças novas experiências de autoconhecimento e descobertas para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e sociais. Este estudo tem relevância acadêmica e social e contribui para compreensão das barreiras enfrentadas pela família e profissionais da educação no processo de desenvolvimento, acessibilidade e inclusão da criança com deficiência. Dessa forma, realizou-se o presente estudo com o objetivo de investigar as influências da arteterapia e neuropsicologia na construção do processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem da criança com deficiência. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, desenvolvida através de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo. Serviram de base para o levantamento literário livros, artigos, periódicos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) cujas bases de dados foram: Scielo, Periódicos Capes e Pespsic. No período compreendido entre agosto e outubro de 2020. Após as leituras, percebeu-se que a arteterapia e a neuropsicologia podem contribuir para desmistificar estigmas e estereótipos acerca da acessibilidade e inclusão educacional das crianças com deficiência, sobretudo no seu desenvolvimento de ensino-aprendizagem através da arte, também podem auxiliar educadores, família e sociedade a acharem novos caminhos para lidarem com a deficiência da criança, ao mesmo tempo em que os possibilitam serem facilitadores para que este processo de desenvolvimento aconteça.