Este trabalho caracteriza-se como aprofundamento do artigo “A Surdocegueira como disciplina na graduação: análise de matrizes curriculares de cursos de Licenciatura em Letras-Libras”, publicado em 2023, nos Anais do IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Inicialmente, via pesquisa documental, buscou-se nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) de 27 cursos de Licenciatura em Letras-Libras, em modalidades presencial e EaD, os descritores: Surdocego; Surdocegueira e Libras Tátil. A pesquisa encontrou apenas uma disciplina de 54h/a, optativa/eletiva, intitulada: Surdocegueira e Escolarização. Sendo assim, este trabalho objetivou a análise da ementa da disciplina em recorte, uma vez que, o artigo publicado em 2023 visou apenas as matrizes curriculares e os títulos dos componentes dos cursos mencionados, de instituições públicas. Portanto, o trabalho em tela se trata de um estudo descritivo, qualiquantitativo, que versa sobre a análise da disciplina Surdocegueira e Escolarização, do curso de Licenciatura em Letras-Libras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A análise das informações procedeu mediante a Análise Temática de Conteúdo, à vista disso, elencou-se os respectivos núcleos temáticos: i) Dados Gerais; ii) Dados Específicos; iii) Dados Reflexivos. Os Dados Gerais apontam para informações sobre a Surdocegueira encontrar-se, geralmente, diluída na Educação Especial. Os Dados Específicos, em relação às referências básicas e optativas, reforçam as considerações do núcleo i). Por fim, os Dados Reflexivos atentam para a necessidade da adoção da Surdocegueira como disciplina. Os resultados levam a crer que disciplinas que abordem a Surdocegueira em contexto de educação, sejam estas, obrigatórias ou optativas, devem ser formuladas e incluídas nos Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura em Letras-Libras. Observa-se que nos cursos de Licenciatura em Letras-Libras, cursos que formam profissionais para o ensino da Libras, como primeira ou segunda língua, necessitam do aprofundamento da reflexão e discussão sobre a Surdocegueira em contexto educacional.