Essa pesquisa se baseia em um projeto de intervenção aplicado nas turmas do ensino regular nos anos finais do ensino fundamental da E. M. E. F. Antônio Vital do Rêgo, Queimadas-PB. A análise voltouse à prática pedagógica com base no letramento digital com a finalidade de incluir e motivar os estudantes para a pesquisa através das ferramentas tecnológicas adquirindo autonomia no processo de aprendizagem. Esse estudo visou articular aspectos inclusivos no que tange ao letramento digital, observando as dificuldades dos alunos de trabalhar com as novas tecnologias associadas ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo central deste trabalho foi conscientizar os estudantes da sua capacidade de buscar informações diversas relacionadas à instrução escolar através dos meios tecnológicos, tornando-se protagonista dos seus estudos em qualquer área de conhecimento. Para isso, adotou-se uma abordagem didática na qual os alunos aprenderam de maneira lúdica, e o uso da afetividade, que foi de suma importância neste processo. O tema é relevante, pois evidencia a utilização das ferramentas tecnológicas na aprendizagem dos alunos, que apresentaram dificuldades no manuseio das mesmas, e da conscientização do aluno como pesquisador e o principal responsável por sua própria aprendizagem. Os resultados revelaram-se satisfatórios, pois os alunos adquiriram habilidades de pesquisa, autonomia nos estudos tornando a aprendizagem mais eficiente, resultando em um ganho de conhecimento tecnológico, na frequência e no desempenho escolar. Este trabalho foi fundamentado nas teorias de Kenski (2003), Possebon (2018), Sant’ana (2016), Moran (2000), Moran (2007), Yaegashi (2017), Gadotti (2000), Behrens (2000), Almeida (2000), Libâneo (2007), Morais (1994), e na Base Nacional Comum Curricular (2017).