CONEXÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NO CINTEDI
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108330 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 596 "titulo" => "CONEXÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NO CINTEDI" "resumo" => "Trabalhar temas que integram a Educação Ambiental (EA) em conjunto com a Educação Especial e Inclusiva (EEI) possibilita a criação de experiências educativas enriquecedoras, ampliando a compreensão sobre questões ambientais e fomentando a inclusão, o respeito à diversidade e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Assim, este trabalho visa realizar um panorama das pesquisas publicadas no Congresso Internacional de Educação Inclusiva (Cintedi) sobre a integração da EA e EEI. Para isso, foi realizada uma busca nas páginas dos anais do evento utilizando o descritor “Educação Ambiental”. A partir dos trabalhos filtrados, foram selecionados aqueles que apresentavam nos títulos e/ou resumos os termos “Educação Especial”, “Educação Inclusiva” e suas variantes. As cinco edições do CONEDU (2014-2021) foram investigadas. Após análises, constatou-se que, ao longo de todas as edições do Cintedi, foram publicados 3.398 trabalhos, sendo 78 relacionados à EA, porém apenas 11 abordavam a conexão entre EA e EEI. Grande parte dessas pesquisas consistia em revisões de literatura ou ensaios sobre metodologias didáticas, abordando os desafios e possibilidades de integração entre EA e EEI. Alguns trabalhos investigaram as percepções de professores e estudantes sobre essa temática. Além disso, foram apresentados relatos de experiências envolvendo a aplicação de estratégias e unidades didáticas abordando temas como lixo, meio ambiente e horta escolar. De modo geral, observou-se um número limitado de pesquisas abordando a interseção entre EA e EEI. No entanto, espera-se um aumento das produções nas próximas edições do evento, visto que, propostas e iniciativas com a temática têm surgido no âmbito da educação básica e são compartilhadas em eventos científicos, fomentando uma sociedade mais inclusiva, sensível e comprometida com a preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID596_TB433_03072024101905.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Danilo Dias" "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108330 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 596 "titulo" => "CONEXÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NO CINTEDI" "resumo" => "Trabalhar temas que integram a Educação Ambiental (EA) em conjunto com a Educação Especial e Inclusiva (EEI) possibilita a criação de experiências educativas enriquecedoras, ampliando a compreensão sobre questões ambientais e fomentando a inclusão, o respeito à diversidade e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Assim, este trabalho visa realizar um panorama das pesquisas publicadas no Congresso Internacional de Educação Inclusiva (Cintedi) sobre a integração da EA e EEI. Para isso, foi realizada uma busca nas páginas dos anais do evento utilizando o descritor “Educação Ambiental”. A partir dos trabalhos filtrados, foram selecionados aqueles que apresentavam nos títulos e/ou resumos os termos “Educação Especial”, “Educação Inclusiva” e suas variantes. As cinco edições do CONEDU (2014-2021) foram investigadas. Após análises, constatou-se que, ao longo de todas as edições do Cintedi, foram publicados 3.398 trabalhos, sendo 78 relacionados à EA, porém apenas 11 abordavam a conexão entre EA e EEI. Grande parte dessas pesquisas consistia em revisões de literatura ou ensaios sobre metodologias didáticas, abordando os desafios e possibilidades de integração entre EA e EEI. Alguns trabalhos investigaram as percepções de professores e estudantes sobre essa temática. Além disso, foram apresentados relatos de experiências envolvendo a aplicação de estratégias e unidades didáticas abordando temas como lixo, meio ambiente e horta escolar. De modo geral, observou-se um número limitado de pesquisas abordando a interseção entre EA e EEI. No entanto, espera-se um aumento das produções nas próximas edições do evento, visto que, propostas e iniciativas com a temática têm surgido no âmbito da educação básica e são compartilhadas em eventos científicos, fomentando uma sociedade mais inclusiva, sensível e comprometida com a preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID596_TB433_03072024101905.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Danilo Dias" "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }