Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas pedagógicas inclusivas, utilizadas na disciplina de Língua Inglesa(LI), para atender as necessidades de alunos surdos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte(IFRN). Implementar estratégias de ensino aliadas ao uso da tecnologia digital para estimular o aprendizado e despertar o interesse dos alunos foi um processo desafiador. Neste sentido, o estudo propõe também uma análise sobre o número reduzido de pesquisas e materiais didáticos para esse fim, o que exigiu esforços e diálogos constantes com toda a equipe escolar envolvida, incluindo os intérpretes em libras, além da criatividade para elaboração de uma seleção considerável de atividades utilizadas para testar e, sobretudo, obter resultados exitosos na prática. Portanto, houve a necessidade de adequar o ensino ao que a ementa dos cursos técnicos integrados propõe e ao desenvolvimento das habilidades de compreensão dos surdos no que tange a língua inglesa no que concerne a ampliar os campos lexicais, semânticos, sintáticos e pragmáticos que culminou na criação de atividades e materiais específicos. O aperfeiçoamento de professores é de suma importância para a inovação nas práticas pedagógicas de surdos, assim como a mudança de paradigmas educacionais a qual será relatada pela ótica do modelo da prática reflexiva, das contribuições de Vygotsky (2001), Epistemologia da Práxis, na visão de Curado (2019), além de outros atores que tratam do tema inclusão. Conforme andamento e análise dos dados, se necessário, outras abordagens e teorias serão adicionadas. O trabalho é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratório por tratar-se de um relato descrevendo os processos concernentes à atuação e aprendizado de discentes. PALAVRAS-CHAVE: Práticas pedagógicas, Inclusão, Epistemologia da Práxis,Surdos