As metodologias de ensino são voltadas para que seja possível ensinar assuntos em sala de aula de maneira mais diversificada. Quando falamos em inclusão, essas metodologias são utilizadas para agregar e dialogar com os alunos assuntos do dia a dia que passam despercebido. O livro “Dança Inclusiva” da autora Fyamma Gabriella, nos leva a refletir como é importante a adaptação de diferentes espaços para incluir pessoas com especificidades, ao qual a dança é o principal recurso pedagógico utilizado por ela para ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem de estudantes com algum tipo de deficiência no ambiente educacional, a sala de aula. Dentro dessa metodologia, traçamos nosso relato de experiência com uma pesquisa exploratória buscando apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II o livro “Dança Inclusiva” da Fyamma Gabriella, para debater sobre sua importância do ponto de vista dos estudantes, através de uma dinâmica que se passa no livro, onde metade da turma fica com os olhos vendados representando deficientes visuais, e a outra metade fica sem venda buscando entender como a dança é um recurso inclusivo. Ao final da dinâmica e posteriormente, da pesquisa, observamos a importância que o livro tem para compreendermos os recurso lúdicos e assistivos como forma de inclusão para todo e qualquer aluno com alguma especificidade, e ainda, a relevância que teve para os estudantes compreender mais sobre inclusão e seus processos dentro e fora do ambiente escolar, percebendo que a deficiência do outro não limita sua forma de ocupar diferentes lugares.