Este estudo aborda a temática educação, empoderamento digital e inclusão social, investigando as tecnologias assistivas e o papel que elas desempenham na inclusão de alunos com deficiência, considerando as contribuições destas para a melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos com problemas visuais no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo deste estudo é investigar as novas tecnologias, quando empregadas em sala de aula para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem no ensino técnico profissionalizante. Quanto à metodologia utilizada, o estudo se classifica como do tipo exploratório e se utiliza de pesquisas bibliográficas e documentais, aliadas à pesquisa de campo (GIL, 2008). Também utilizamos as informações coletadas nos setores a saber: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Coordenação Pedagógica (COPED) e do Grupo de Trabalho Ilimitados (GT). O Referencial Teórico utilizado tomou como amparo artigos científicos Mantoan 2015); Lustosa, 2009); bem como o estudo dos seguintes documentos legais como: Política Nacional de Educação Especial do MEC (2008), Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9394/1996) e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (2008). Concluímos que o IFPB-CG, possui alguns recursos no campo das tecnologias assistivas não digitais, a exemplo de lupa luminosa, dos livros com fonte ampliada e escrita em braille que atendem a determinadas exigências na mediação pedagógica em situações de ensino e aprendizagem voltados para o atendimento das necessidades de alunos com deficiência visual. Partindo dos resultados deste estudo podemos inferir ser preciso investir em mais tecnologias assistivas, uma vez que se verifica a necessidade de adaptação das aulas, apoiada pelo uso das tecnologias digitais. Concluímos que as tecnologias assistivas, quando aplicadas de maneira adequada, promovem uma maior inclusão de alunos com deficiência visual, o que pode contribuir para um maior acesso educacional.