Este texto tem por objetivo apresentar um Estado da Arte sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva nas Escolas do Campo, localizadas no Estado do Paraná. Considerando a importância e necessidade de uma pesquisa bibliográfica para fornecer uma base teórica para um estudo específico, o Estado da Arte oferece uma perspectiva ampla sobre as publicações referentes ao tema em questão. Isso não apenas apresenta um panorama mais completo, mas também orienta os direcionamentos a serem seguidos durante a pesquisa. Assim, a finalidade do estado da arte consiste em reunir, estruturar e conectar as pesquisas sobre um determinado tema, proporcionando uma compreensão abrangente e uma reflexão sobre o mesmo. A pesquisa de publicações focadas na Educação Especial dentro do contexto das Escolas do Campo permitiu uma maior exploração do tema, além de avaliar a importância e o impacto desses estudos no meio acadêmico e educativo. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas principais: inicialmente, realizou-se um levantamento de trabalhos publicados de 2015 a 2023 no banco de dados da CAPES (incluindo teses e dissertações) que discutissem a Educação Especial sob uma perspectiva inclusiva nas Escolas do Campo, empregando descritores como: ‘Educação Especial’, ‘Escolas do Campo’ e ‘Paraná’. Posteriormente, procedeu-se à revisão desses trabalhos, envolvendo a leitura de títulos, resumos e a análise detalhada dos documentos selecionados. Durante a fase de análise, foram avaliados elementos como os autores, o ano de publicação, a metodologia empregada, os objetivos da pesquisa, as características da amostra, os métodos utilizados e os principais resultados encontrados