A história da Educação Especial no Brasil revela um passado marcado por visões depreciativas da deficiência, o que retardou a conquista de direitos básicos, entre os quais destacamos o acesso à Educação Superior (Maior, 2017). Apesar dos inúmeros documentos nacionais e internacionais proclamaram uma educação que incluam a todos sem distinção (ONU, 1990; Unesco, 1994; Brasil, Brasil, 2015), ainda na atualidade, é possível observar que os estudantes com deficiência enfrentam desafios significativos nas universidades brasileiras, as quais muitas vezes não estão suficientemente preparadas para atender às suas necessidades específicas de aprendizagem do público-alvo da Educação Especial (Justi, Hostin, 2020; Silva, 2020; Reis, 2022; ). Sabendo disso, este estudo objetiva explicitar os desafios enfrentados por estudantes com deficiência ao longo de sua jornada acadêmica. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e analisamos os relatos de docentes e discentes durante o evento online "Ensino superior e pessoas com deficiência", realizado em 28 de setembro de 2023 e disponível no canal do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba no YouTube. Nossas descobertas revelam uma série de barreiras que permeiam a experiência educacional das pessoas com deficiência na Educação Superior. Portanto, acreditamos que pesquisas como essa são essenciais para identificar os desafios nos ambientes acadêmicos, cujo propósito é contribuir para o desenvolvimento de políticas de inclusão e acessibilidade mais sensíveis à realidade das pessoas com deficiência.