ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE QUE ENVOLVE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108447 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 2949 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE QUE ENVOLVE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A Química é uma ciência fundamental e importante para todos. Ela é uma força motriz por trás da humanidade, moldando o mundo de maneiras incontáveis e aprimorando a qualidade de vida. O ensino e aprendizagem de Química por sua vez, envolve algumas nuances que normalmente vão ao encontro dos caminhos percorridos pelo docente e estudante em sala de aula, no tocante aos conteúdos que são apresentados. Durante muito tempo nas práticas de ensino dessa ciência adotou-se uma abordagem tradicional que priorizava apenas a memorização de fórmulas e conceitos, diante disso, muitos esforços são realizados e muitos desafios são/precisam ser enfrentados, principalmente no que tange tornar mais acessível o conhecimento químico, e por isso, atualmente, preconiza-se uma abordagem contextualizada, que na mesma medida tem como objetivo principal aproximar o estudante do conteúdo e promover uma aprendizagem significativa. Ao adotar estratégias que promovam a equidade e a diversidade, a química torna-se uma ferramenta muito relevante para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de todos os estudantes. A utilização de recursos e materiais seguindo uma sequência didática diversificada e acessível, é de suma importância para o processo de construção do conhecimento, especialmente quando o estudante apresenta alguma necessidade específica. Diante do exposto, cabe pensarmos sobre a realidade que envolve os estudantes com alguma deficiência, observando-a numa perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, com base em artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESQ) entre 2013 e 2023. Foram encontrados dez estudos, entre os quais quatro relacionados à educação de surdos, cinco à educação de pessoas cegas e um com enfoque em pessoas com Asperger. A análise revelou os desafios enfrentados, porém apontou para diferentes estratégias que os docentes podem adotar na prática do ensino de química, considerando as diferentes realidades apresentadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2949_TB597_03072024204556.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON LUIZ DE MÉLO COSTA" "autor_nome_curto" => "Jackson Luiz De" "autor_email" => "jajahluiz123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108447 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 2949 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE QUE ENVOLVE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A Química é uma ciência fundamental e importante para todos. Ela é uma força motriz por trás da humanidade, moldando o mundo de maneiras incontáveis e aprimorando a qualidade de vida. O ensino e aprendizagem de Química por sua vez, envolve algumas nuances que normalmente vão ao encontro dos caminhos percorridos pelo docente e estudante em sala de aula, no tocante aos conteúdos que são apresentados. Durante muito tempo nas práticas de ensino dessa ciência adotou-se uma abordagem tradicional que priorizava apenas a memorização de fórmulas e conceitos, diante disso, muitos esforços são realizados e muitos desafios são/precisam ser enfrentados, principalmente no que tange tornar mais acessível o conhecimento químico, e por isso, atualmente, preconiza-se uma abordagem contextualizada, que na mesma medida tem como objetivo principal aproximar o estudante do conteúdo e promover uma aprendizagem significativa. Ao adotar estratégias que promovam a equidade e a diversidade, a química torna-se uma ferramenta muito relevante para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de todos os estudantes. A utilização de recursos e materiais seguindo uma sequência didática diversificada e acessível, é de suma importância para o processo de construção do conhecimento, especialmente quando o estudante apresenta alguma necessidade específica. Diante do exposto, cabe pensarmos sobre a realidade que envolve os estudantes com alguma deficiência, observando-a numa perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, com base em artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESQ) entre 2013 e 2023. Foram encontrados dez estudos, entre os quais quatro relacionados à educação de surdos, cinco à educação de pessoas cegas e um com enfoque em pessoas com Asperger. A análise revelou os desafios enfrentados, porém apontou para diferentes estratégias que os docentes podem adotar na prática do ensino de química, considerando as diferentes realidades apresentadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2949_TB597_03072024204556.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON LUIZ DE MÉLO COSTA" "autor_nome_curto" => "Jackson Luiz De" "autor_email" => "jajahluiz123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }