O ensino de química no ensino básico tem se tornado cada vez mais desafiador diante da realidade vivenciada no ensino médio. As escolas públicas, na maioria das vezes, não dispõem de equipamentos adequados de laboratório de química para realizar uma prática por mais simples que seja. Diante desta realidade, experimentação em aulas de química utilizando material alternativo podem despertar o interesse dos alunos, principalmente, quando o conteúdo envolve cálculos estequiométricos. Um exemplo prático e simples e o uso de medicamentos antiácidos para desenvolver cálculos estequiométricos de massa, massa molar e volume, onde, é por meio de cálculos estequiométricos que podemos calcular a quantidade de substâncias participantes da reação. Dessa forma, o presente artigo desenvolve uma proposta metodológica de forma alternativa para o ensino de cálculos estequiométricos, onde, foi realizada a verificação da reação envolvida entre os dois comprimidos antiácidos e comprimidos de vitamina C, dissolvido em água, possibilitando calcular o teor do bicarbonato de sódio a partir da massa de dióxido de carbono produzido na efervescência. Os comprimidos apresentam uma característica de massa de efervescente do tipo homogêneo, logo, conclui-se que a experimentação no ensino de química é fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino básico.