Este trabalho teve como objetivo compreender e refletir sobre os desafios, resistências e ressignificações de um estudante empobrecido dentro de um contexto educacional e trazer reflexões sobre os avanços neoliberais na educação. É uma pesquisa de natureza qualitativa e teve como metodologia a autobiografia a partir da história oral de vida. O método de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, que foi gravada e transcrita. Para a análise e interpretação dos dados coletados foi utilizado a teoria social de Pierre Bourdieu e Christian Laval, e suas devidas contribuições para o campo educacional. Como resultado obtivemos um retrato da trajetória escolar de Bruno e a partir desse retrato conseguimos trazer algumas reflexões sobre transformação e inclusão social, e como esse indivíduo estaria situado no cenário educacional atual que possui um perfil neoliberal. Pudemos entender como o habitus e os capitais lhe fizeram falta e como tantos outros estudantes que se encontram em um situação semelhante e ou pior, estão condenados dentro do modelo neoliberal e do novo ensino médio. Ao fim, concluímos que o Bruno é alguém que venceu algumas estatísticas, que seguia um sentido contra-corrente e esse despertar pela educação certamente foi um fator transformador, mas outros estudantes poderão não ter a mesma sorte e as mesmas oportunidades para conseguirem transformar suas realidades sociais, principalmente dentro do sistema educacional neoliberal.