ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS TÁTEIS POR ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108414 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 2556 "titulo" => "ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS TÁTEIS POR ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "A utilização de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças. Gráficos e tabelas permitem que os alunos visualizem informações de forma visual, concreta e de fácil compreensão. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades de interpretação de dados desde cedo. Gráficos e tabelas podem despertar a curiosidade das crianças e incentivá-las a fazer perguntas, investigar padrões e tirar conclusões com base nos dados apresentados. Trata-se de um conhecimento que envolve conceitos matemáticos, como contagem, ordenação, comparação e análise. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos. Portanto, é fundamental que durante a formação inicial os alunos de Pedagogia tenham acesso a esses conteúdos, metodologias de ensino, produção de jogos e materiais manipuláveis para ensino de estatística para as crianças. É preciso também, atendar para que as aulas sejam acessíveis para os alunos com deficiência. Diante disto, este trabalho pretende apresentar a experiência de produção de gráficos e tabelas táteis por alunas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região metropolitana de Belo Horizonte – MG. A primeira etapa da construção foi composta pela escolha de tema, elaboração e aplicação de questionário para coleta de dados, organização e comunicação dos resultados e construção de gráficos e tabelas táteis com uso de materiais recicláveis, sementes, pedras e areia. Os resultados indicam que uso de materiais táteis estimulam o tato e a percepção das texturas, incentiva a criatividade, facilitam a compreensão de conceitos matemáticos e estatísticos, reforça a importância da sustentabilidade e da consciência ambiental e favorece a inclusão de alunos com deficiência estimulando criação de um ambiente inclusivo que respeita a diferença e a diversidade e preocupa-se com a aprendizagem de alunos com e sem deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2556_TB555_09062024220514.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA APARECIDA NEVES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Nathalia Andrad" "autor_email" => "nathalia.1396137@discente.uemg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108414 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 2556 "titulo" => "ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS TÁTEIS POR ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "A utilização de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças. Gráficos e tabelas permitem que os alunos visualizem informações de forma visual, concreta e de fácil compreensão. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades de interpretação de dados desde cedo. Gráficos e tabelas podem despertar a curiosidade das crianças e incentivá-las a fazer perguntas, investigar padrões e tirar conclusões com base nos dados apresentados. Trata-se de um conhecimento que envolve conceitos matemáticos, como contagem, ordenação, comparação e análise. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos. Portanto, é fundamental que durante a formação inicial os alunos de Pedagogia tenham acesso a esses conteúdos, metodologias de ensino, produção de jogos e materiais manipuláveis para ensino de estatística para as crianças. É preciso também, atendar para que as aulas sejam acessíveis para os alunos com deficiência. Diante disto, este trabalho pretende apresentar a experiência de produção de gráficos e tabelas táteis por alunas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região metropolitana de Belo Horizonte – MG. A primeira etapa da construção foi composta pela escolha de tema, elaboração e aplicação de questionário para coleta de dados, organização e comunicação dos resultados e construção de gráficos e tabelas táteis com uso de materiais recicláveis, sementes, pedras e areia. Os resultados indicam que uso de materiais táteis estimulam o tato e a percepção das texturas, incentiva a criatividade, facilitam a compreensão de conceitos matemáticos e estatísticos, reforça a importância da sustentabilidade e da consciência ambiental e favorece a inclusão de alunos com deficiência estimulando criação de um ambiente inclusivo que respeita a diferença e a diversidade e preocupa-se com a aprendizagem de alunos com e sem deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2556_TB555_09062024220514.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA APARECIDA NEVES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Nathalia Andrad" "autor_email" => "nathalia.1396137@discente.uemg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }