Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS TÁTEIS POR ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A utilização de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças. Gráficos e tabelas permitem que os alunos visualizem informações de forma visual, concreta e de fácil compreensão. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades de interpretação de dados desde cedo. Gráficos e tabelas podem despertar a curiosidade das crianças e incentivá-las a fazer perguntas, investigar padrões e tirar conclusões com base nos dados apresentados. Trata-se de um conhecimento que envolve conceitos matemáticos, como contagem, ordenação, comparação e análise. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos. Portanto, é fundamental que durante a formação inicial os alunos de Pedagogia tenham acesso a esses conteúdos, metodologias de ensino, produção de jogos e materiais manipuláveis para ensino de estatística para as crianças. É preciso também, atendar para que as aulas sejam acessíveis para os alunos com deficiência. Diante disto, este trabalho pretende apresentar a experiência de produção de gráficos e tabelas táteis por alunas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região metropolitana de Belo Horizonte – MG. A primeira etapa da construção foi composta pela escolha de tema, elaboração e aplicação de questionário para coleta de dados, organização e comunicação dos resultados e construção de gráficos e tabelas táteis com uso de materiais recicláveis, sementes, pedras e areia. Os resultados indicam que uso de materiais táteis estimulam o tato e a percepção das texturas, incentiva a criatividade, facilitam a compreensão de conceitos matemáticos e estatísticos, reforça a importância da sustentabilidade e da consciência ambiental e favorece a inclusão de alunos com deficiência estimulando criação de um ambiente inclusivo que respeita a diferença e a diversidade e preocupa-se com a aprendizagem de alunos com e sem deficiência.

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