A história da luta pela Educação Bilíngue para Surdos remonta a tempos antigos e continua sendo um tema relevante nos dias de hoje. Este estudo visa destacar a importância dessa modalidade educacional, reconhecendo a longa batalha da comunidade surda por seus direitos educacionais. Através de uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa exploratória, este trabalho tem como objetivo geral identificar os desafios e oportunidades percebidos pelos representantes educacionais do município de Caicó, no Rio Grande do Norte, na implementação da educação bilíngue para surdos. O embasamento legal para essa modalidade de ensino está presente no Decreto nº 5.626/2005, que estabelece a prioridade da Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua para os surdos. A oficialização da Libras no Brasil pela Lei nº 10.436/2002 também é destacada como uma conquista significativa. A formação adequada dos professores é crucial para o sucesso da educação bilíngue, garantindo práticas pedagógicas que atendam às necessidades educacionais dos alunos surdos. Assim, o ensino da Libras deve ser obrigatório nos cursos de formação de professores, tanto de nível médio quanto superior. A pesquisa será conduzida em uma escola do município de Caicó, selecionada com base na presença de alunos surdos regularmente matriculados. Serão utilizados questionários e entrevistas com gestores e professores para coletar dados, enquanto a análise será orientada pela abordagem qualitativa, permitindo uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais envolvidas na implementação da educação bilíngue para surdos. Portanto, este estudo busca não apenas identificar os desafios enfrentados, mas também fornecer insights valiosos para o aprimoramento contínuo da educação bilíngue para surdos, visando a promoção de uma sociedade mais inclusiva