Os caça palavras são frequentemente encontrados em jornais, revistas, livros de passatempos e aplicativos de quebra-cabeças por ser uma forma atrativa para exercitar o vocabulário e o raciocínio visual. Ele é uma ferramenta pedagógica valiosa na educação infantil que dispõe de abordagem divertida e eficaz para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas nas crianças. Este artigo é um recorte de uma aula de Ciências em uma escola da zona sul da cidade Macapá-AP. Caracteriza-se como descritivo, sendo realizado em quatro turmas de oitavo ano do ensino fundamental em contexto de turmas heterogênea. Por isso, a atividade proposta foi elaborada considerando as especificidades e o envolvimento de todos. Os alunos participaram da aula expositiva dialogada sobre Vida e Reprodução e resolveram o caça palavras com as palavras inicialmente não reveladas. Em duas turmas eles resolveram a atividade de forma individual e nas outras turmas foram organizados em duplas. Os resultados obtidos demonstram que o uso de caça palavras é uma abordagem que proporciona participação ativa e prazerosa, pois os alunos se engajaram na atividade de forma lúdica e se apropriaram do momento tornando o aprendizado satisfatório. Conclui-se que o protagonismo do aluno é incentivado através de propostas metodológicas que considerem as diferentes necessidades e estilos de aprendizagem, especialmente em contextos educacionais inclusivos.