O presente trabalho buscou analisar o contexto do ensino do conteúdo das Reações Químicas no Ensino Médio, especificamente nas turmas dos primeiros anos, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem a partir de aulas teóricas e experimentais no laboratório. Primeiramente, foram desenvolvidas aulas expositivas com recursos visuais, especificamente evidências de reações químicas, equações químicas e balanceamento pelo método tentativas. Posteriormente, para o desenvolvimento da aula experimental, os alunos desenvolveram uma pesquisa bibliográfica e foi decidida a síntese de velas aromáticas, sendo investigada na literatura fundamentação teórica o suficiente para a seleção dos reagentes, materiais e equipamentos de laboratório. Além disso, a partir da pesquisa bibliográfica, os alunos demonstraram interesse para compreender as quantidades suficientes de cada substância, a reação química envolvida. Em seguida, os alunos desenvolveram a parte prática em laboratório com a síntese das velas com diversas fragrâncias, sendo essas com finalidades específicas. Foram sintetizadas várias velas aromáticas, as quais contemplaram um momento de exposição na instituição que foi desenvolvida a atividade experimental. Mas, a experimentação foi desenvolvida com uma perspectiva inclusiva, pois o ambiente da sala de aula contempla vários alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e, a partir da atividade proposta pelo professor, os alunos afirmaram que as aulas experimentais são interessantes e permite a visualização da teoria abordada na sala de aula.