A inclusão de estudantes com deficiência no contexto escolar é um tema ainda bastante complexo que envolve a escola com seus atores, a própria pessoa com deficiência, sua família e a sociedade como um todo. Este processo é o resultado de um movimento mundial em que se busca promover a equidade no sistema de ensino, que, para além da garantia legal do direito à inclusão, busca eliminar as barreiras que dificultam o acesso e a permanência dessas pessoas nas escolas regulares. Apesar dessa consideração, ainda continua sendo um desafio sair da teoria e partir para a execução de práticas escolares, em muito decorrentes de atitudes que são tomadas para esse público, ocorrendo tal situação também em escolas consideradas de referência, como os colégios militares. Nesse sentido, buscou-se analisar a situação da acessibilidade atitudinal de estudantes com deficiência no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) diante da apresentação das Diretrizes Pedagógicas para a Educação Especial. Para o desenvolvimento metodológico dessa pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental a fim de encontrar as relações, inter-relações e possíveis contradições que estão envoltas no processo de inclusão estudantil. Notou-se que há um direcionamento para efetivar um novo olhar sobre os estudantes com deficiência no Sistema e que, mesmo sendo um processo desafiador, principalmente para a (re)construção do fazer docente, são progressivamente implementadas ações que buscam qualificar os discursos e práticas sobre a inclusão educacional.