O presente estudo traz o relato de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do IFPB/Sousa, na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, na cidade de Sousa/PB. Ao ministrar aulas para uma turma do ensino médio e oferecer suporte a um aluno com autismo, foi possível aprender lições valiosas sobre a importância da educação inclusiva e da adaptação de práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos. Uma das principais lições levadas dessa experiência foi a importância de criar um ambiente acolhedor e inclusivo em sala de aula, onde, todos os alunos se sentissem motivados e com oportunidades iguais em participar ativamente das atividades propostas. Utilizando recursos visuais, exemplos práticos e atividades interativas, buscou-se atender às diferentes formas de aprendizado da turma, promovendo o desenvolvimento pleno de cada peculiaridade discente. O estágio possibilitou a importância de compreender as necessidades específicas de cada aluno e trabalhar em conjunto com os educadores da escola para desenvolver estratégias eficazes para melhor aprendizagem dos mesmos. Foi adotada uma abordagem personalizada, oferecendo suporte adicional quando necessário e ajustando as atividades para atender às suas habilidades e interesses. Além disso, valorizou-se a colaboração com a comunidade escolar e os pais, reconhecendo que o apoio de todos os envolvidos é essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Ao longo do estágio, foi possível valorizar também a diversidade como sendo uma força na sala de aula, reconhecendo as experiências únicas e as perspectivas enriquecedoras de cada aluno. Em umas das regências, pode-se ministrar uma aula para o 3ª Ano no conteúdo de Química Orgânica, adaptando as atividades para cada necessidade discente. No entanto, toda essa experiência transformou a perspectiva da estagiária sobre o que significa ser professor, reforçando seu compromisso em tornar a educação mais acessível e significativa, independentemente das necessidades e peculiaridades individuais de cada aluno.