ESTÁGIO DOCÊNCIA: HABILIDADES E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM TURMAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108586 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 3430 "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA: HABILIDADES E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM TURMAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo traz o relato de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do IFPB/Sousa, na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, na cidade de Sousa/PB. Ao ministrar aulas para uma turma do ensino médio e oferecer suporte a um aluno com autismo, foi possível aprender lições valiosas sobre a importância da educação inclusiva e da adaptação de práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos. Uma das principais lições levadas dessa experiência foi a importância de criar um ambiente acolhedor e inclusivo em sala de aula, onde, todos os alunos se sentissem motivados e com oportunidades iguais em participar ativamente das atividades propostas. Utilizando recursos visuais, exemplos práticos e atividades interativas, buscou-se atender às diferentes formas de aprendizado da turma, promovendo o desenvolvimento pleno de cada peculiaridade discente. O estágio possibilitou a importância de compreender as necessidades específicas de cada aluno e trabalhar em conjunto com os educadores da escola para desenvolver estratégias eficazes para melhor aprendizagem dos mesmos. Foi adotada uma abordagem personalizada, oferecendo suporte adicional quando necessário e ajustando as atividades para atender às suas habilidades e interesses. Além disso, valorizou-se a colaboração com a comunidade escolar e os pais, reconhecendo que o apoio de todos os envolvidos é essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Ao longo do estágio, foi possível valorizar também a diversidade como sendo uma força na sala de aula, reconhecendo as experiências únicas e as perspectivas enriquecedoras de cada aluno. Em umas das regências, pode-se ministrar uma aula para o 3ª Ano no conteúdo de Química Orgânica, adaptando as atividades para cada necessidade discente. No entanto, toda essa experiência transformou a perspectiva da estagiária sobre o que significa ser professor, reforçando seu compromisso em tornar a educação mais acessível e significativa, independentemente das necessidades e peculiaridades individuais de cada aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3430_TB795_02052024134406.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "dantas.daiane.silva@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108586 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 3430 "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA: HABILIDADES E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM TURMAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo traz o relato de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do IFPB/Sousa, na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, na cidade de Sousa/PB. Ao ministrar aulas para uma turma do ensino médio e oferecer suporte a um aluno com autismo, foi possível aprender lições valiosas sobre a importância da educação inclusiva e da adaptação de práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos. Uma das principais lições levadas dessa experiência foi a importância de criar um ambiente acolhedor e inclusivo em sala de aula, onde, todos os alunos se sentissem motivados e com oportunidades iguais em participar ativamente das atividades propostas. Utilizando recursos visuais, exemplos práticos e atividades interativas, buscou-se atender às diferentes formas de aprendizado da turma, promovendo o desenvolvimento pleno de cada peculiaridade discente. O estágio possibilitou a importância de compreender as necessidades específicas de cada aluno e trabalhar em conjunto com os educadores da escola para desenvolver estratégias eficazes para melhor aprendizagem dos mesmos. Foi adotada uma abordagem personalizada, oferecendo suporte adicional quando necessário e ajustando as atividades para atender às suas habilidades e interesses. Além disso, valorizou-se a colaboração com a comunidade escolar e os pais, reconhecendo que o apoio de todos os envolvidos é essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Ao longo do estágio, foi possível valorizar também a diversidade como sendo uma força na sala de aula, reconhecendo as experiências únicas e as perspectivas enriquecedoras de cada aluno. Em umas das regências, pode-se ministrar uma aula para o 3ª Ano no conteúdo de Química Orgânica, adaptando as atividades para cada necessidade discente. No entanto, toda essa experiência transformou a perspectiva da estagiária sobre o que significa ser professor, reforçando seu compromisso em tornar a educação mais acessível e significativa, independentemente das necessidades e peculiaridades individuais de cada aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3430_TB795_02052024134406.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "dantas.daiane.silva@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }