RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO LEITORA NO AMBIENTE ESCOLAR MEDIADA PELA LEITURA E O DIÁLOGO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108396 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 1201 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO LEITORA NO AMBIENTE ESCOLAR MEDIADA PELA LEITURA E O DIÁLOGO" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca do projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Eraldo César de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB, ocorrido no ano de 2023. Participaram do projeto 60 estudantes dos turnos da manhã e da tarde, como também professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado foi realizado em uma perspectiva participativa e inclusiva, por meio da roda de conversa que possibilita a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, favorecendo para uma formação de leitor comunicativo e ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto venha a ser um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, cooperando assim para seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Como também, almeja-se que a instituição escolar, com esta semente plantada e incentivada pelo projeto, promova e crie mais encontros com a leitura em diversos espaços internos e externos. Nosso desejo é que, a unidade escolar por meio de seus educandos, possam dialogarem em encontros com a leitura se constituindo uma escola leitora, e sendo também inspiradoras da leitura para demais escolas da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1201_TB533_25032024211005.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE DE PAULA TAVEIRA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidianedep.taveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108396 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 1201 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO LEITORA NO AMBIENTE ESCOLAR MEDIADA PELA LEITURA E O DIÁLOGO" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca do projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Eraldo César de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB, ocorrido no ano de 2023. Participaram do projeto 60 estudantes dos turnos da manhã e da tarde, como também professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado foi realizado em uma perspectiva participativa e inclusiva, por meio da roda de conversa que possibilita a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, favorecendo para uma formação de leitor comunicativo e ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto venha a ser um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, cooperando assim para seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Como também, almeja-se que a instituição escolar, com esta semente plantada e incentivada pelo projeto, promova e crie mais encontros com a leitura em diversos espaços internos e externos. Nosso desejo é que, a unidade escolar por meio de seus educandos, possam dialogarem em encontros com a leitura se constituindo uma escola leitora, e sendo também inspiradoras da leitura para demais escolas da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1201_TB533_25032024211005.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE DE PAULA TAVEIRA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidianedep.taveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }