RESUMO O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca do projeto intitulado “Clubinho da leitura: conte e reconte no encontro com a leitura”, com o objetivo de promover o encontro com a leitura e diálogo junto aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Eraldo César de Araújo, situada na cidade em Campina Grande – PB, ocorrido no ano de 2023. Participaram do projeto 60 estudantes dos turnos da manhã e da tarde, como também professora da sala de aula, a gestora e a supervisora escolar. O projeto supracitado foi realizado em uma perspectiva participativa e inclusiva, por meio da roda de conversa que possibilita a escuta, e fala acerca da leitura proposta a ser discutida, favorecendo para uma formação de leitor comunicativo e ativo em dizer sua palavra. Espera-se que o projeto venha a ser um colaborador e incentivador para os estudantes encontrarem-se com a leitura e o diálogo, cooperando assim para seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Como também, almeja-se que a instituição escolar, com esta semente plantada e incentivada pelo projeto, promova e crie mais encontros com a leitura em diversos espaços internos e externos. Nosso desejo é que, a unidade escolar por meio de seus educandos, possam dialogarem em encontros com a leitura se constituindo uma escola leitora, e sendo também inspiradoras da leitura para demais escolas da sociedade.