Este trabalho apresenta os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para enfrentá-los no contexto dos cursos de formação inicial e continuada, para professores da Educação Básica, nas ofertas realizadas em EaD no período de 2020 a 2023, no Campus Ibatiba do Ifes. Desde o ano de 2020, ano marcado pela pandemia do COVID-19, os cursos de formação continuada para professores, ofertados pelo setor de Extensão, passaram a ser ofertados prioritariamente no formato EaD, com apoio do AVA/Moodle Institucional, porém, a evasão e as dificuldades de acompanhamento e conclusão dos cursos nos fizeram refletir sobre as necessidades de aprimoramento e adaptação das ofertas. Neste trabalho apresentamos os dados analisados em números e porcentagem, mostrando a realidade vivida em nosso contexto. Entre as estratégias planejadas e executadas na tentativa de diminuir as dificuldades enfrentadas pelos professores cursistas e aumentar a possibilidade de sucesso na conclusão dos cursos, abordaremos o uso do Whatsapp como ferramenta de direcionamento dos cursos e acompanhamento dos cursistas. O uso de aplicativos e aparelhos móveis de telefonia são recentes no contexto educativo, essa nova forma de aprendizagem tem sido denominada como aprendizagem móvel, e vem surtindo um efeito positivo.