Este trabalho descreve uma iniciativa proposta pelo docente em um contexto universitário no qual alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba, campus Princesa Isabel foram provocados para construir materiais didáticos de baixo custo para ser utilizados em escolas públicas parceiras da instituição, entretanto os estudantes deveriam criar um material didático que fosse possível promover a educação inclusiva. Com o projeto, promovemos uma experiência prática aos discentes, ao passo em que contribuiu para a melhoria do ensino de Biologia nas escolas públicas da região. Para tanto, nos baseamos em conceitos de educação inclusiva e construção de materiais didáticos. O material didático construído pelos alunos incluiu uma maquete tátil em 3D e alto relevo que aborda a área da Biologia Celular. Esse material foi aplicado pelos alunos em escolas públicas da região, promovendo uma troca de conhecimentos entre os alunos universitários e os estudantes do ensino básico. Os resultados indicam que a iniciativa tem sido bem recebida pelas escolas e pelos alunos, contribuindo para o aprendizado de Biologia e para a valorização da educação inclusiva. O projeto também tem sido uma oportunidade para os alunos universitários desenvolverem habilidades práticas, trabalhar em equipe e se envolver com a comunidade local, contribuindo para o ensino e para a formação acadêmica dos estudantes universitários