Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATÉ QUE PONTO O AEE É INCLUSIVO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108157
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 470
    "titulo" => "ATÉ QUE PONTO O AEE É INCLUSIVO?"
    "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que atendem às suas particularidades. No entanto, a eficácia e a abrangência do AEE na promoção de uma inclusão genuína são temas de debate. Embora o AEE represente um avanço significativo na educação inclusiva, sua implementação enfrenta desafios que vão desde a falta de preparo e formação adequada dos professores até a escassez de recursos e infraestrutura nas escolas. Além disso, a efetiva inclusão depende não apenas de adaptações curriculares, mas também de uma mudança na cultura escolar, que deve valorizar a diversidade e promover o respeito e a aceitação das diferenças, necessitando de fatores como, o comprometimento da comunidade escolar, políticas públicas eficientes e a participação ativa da família. Este artigo investiga a eficácia do AEE na promoção da inclusão escolar, questionando se as práticas atuais estão alinhadas com o objetivo de garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia emprega pesquisa qualitativa com uma revisão bibliográfica do conteúdo, e um questionário aplicado a três profissionais do AEE, visando captar suas percepções e experiências com o atendimento. Através dessa abordagem, o estudo busca compreender a realidade vivida nas salas de AEE, avaliando se as políticas públicas vigentes, a formação de professores, a infraestrutura das escolas, e a participação da família e comunidade estão contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nos apoiamos em teóricos como Gil (2008) para auxiliar na metodologia e Moura (2010), Bona (2008), Correia (2006), entre outros para o aporte teórico bibliográfico. Este trabalho contribui para o debate sobre a inclusão educacional, propondo reflexões sobre como o AEE pode ser aprimorado para atender melhor às necessidades de todos os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID470_TB201_16032024174618.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Karoline Souto"
    "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108157
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 470
    "titulo" => "ATÉ QUE PONTO O AEE É INCLUSIVO?"
    "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que atendem às suas particularidades. No entanto, a eficácia e a abrangência do AEE na promoção de uma inclusão genuína são temas de debate. Embora o AEE represente um avanço significativo na educação inclusiva, sua implementação enfrenta desafios que vão desde a falta de preparo e formação adequada dos professores até a escassez de recursos e infraestrutura nas escolas. Além disso, a efetiva inclusão depende não apenas de adaptações curriculares, mas também de uma mudança na cultura escolar, que deve valorizar a diversidade e promover o respeito e a aceitação das diferenças, necessitando de fatores como, o comprometimento da comunidade escolar, políticas públicas eficientes e a participação ativa da família. Este artigo investiga a eficácia do AEE na promoção da inclusão escolar, questionando se as práticas atuais estão alinhadas com o objetivo de garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia emprega pesquisa qualitativa com uma revisão bibliográfica do conteúdo, e um questionário aplicado a três profissionais do AEE, visando captar suas percepções e experiências com o atendimento. Através dessa abordagem, o estudo busca compreender a realidade vivida nas salas de AEE, avaliando se as políticas públicas vigentes, a formação de professores, a infraestrutura das escolas, e a participação da família e comunidade estão contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nos apoiamos em teóricos como Gil (2008) para auxiliar na metodologia e Moura (2010), Bona (2008), Correia (2006), entre outros para o aporte teórico bibliográfico. Este trabalho contribui para o debate sobre a inclusão educacional, propondo reflexões sobre como o AEE pode ser aprimorado para atender melhor às necessidades de todos os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID470_TB201_16032024174618.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Karoline Souto"
    "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que atendem às suas particularidades. No entanto, a eficácia e a abrangência do AEE na promoção de uma inclusão genuína são temas de debate. Embora o AEE represente um avanço significativo na educação inclusiva, sua implementação enfrenta desafios que vão desde a falta de preparo e formação adequada dos professores até a escassez de recursos e infraestrutura nas escolas. Além disso, a efetiva inclusão depende não apenas de adaptações curriculares, mas também de uma mudança na cultura escolar, que deve valorizar a diversidade e promover o respeito e a aceitação das diferenças, necessitando de fatores como, o comprometimento da comunidade escolar, políticas públicas eficientes e a participação ativa da família. Este artigo investiga a eficácia do AEE na promoção da inclusão escolar, questionando se as práticas atuais estão alinhadas com o objetivo de garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia emprega pesquisa qualitativa com uma revisão bibliográfica do conteúdo, e um questionário aplicado a três profissionais do AEE, visando captar suas percepções e experiências com o atendimento. Através dessa abordagem, o estudo busca compreender a realidade vivida nas salas de AEE, avaliando se as políticas públicas vigentes, a formação de professores, a infraestrutura das escolas, e a participação da família e comunidade estão contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nos apoiamos em teóricos como Gil (2008) para auxiliar na metodologia e Moura (2010), Bona (2008), Correia (2006), entre outros para o aporte teórico bibliográfico. Este trabalho contribui para o debate sobre a inclusão educacional, propondo reflexões sobre como o AEE pode ser aprimorado para atender melhor às necessidades de todos os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.