ATÉ QUE PONTO O AEE É INCLUSIVO?
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108157 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "ATÉ QUE PONTO O AEE É INCLUSIVO?" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que atendem às suas particularidades. No entanto, a eficácia e a abrangência do AEE na promoção de uma inclusão genuína são temas de debate. Embora o AEE represente um avanço significativo na educação inclusiva, sua implementação enfrenta desafios que vão desde a falta de preparo e formação adequada dos professores até a escassez de recursos e infraestrutura nas escolas. Além disso, a efetiva inclusão depende não apenas de adaptações curriculares, mas também de uma mudança na cultura escolar, que deve valorizar a diversidade e promover o respeito e a aceitação das diferenças, necessitando de fatores como, o comprometimento da comunidade escolar, políticas públicas eficientes e a participação ativa da família. Este artigo investiga a eficácia do AEE na promoção da inclusão escolar, questionando se as práticas atuais estão alinhadas com o objetivo de garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia emprega pesquisa qualitativa com uma revisão bibliográfica do conteúdo, e um questionário aplicado a três profissionais do AEE, visando captar suas percepções e experiências com o atendimento. Através dessa abordagem, o estudo busca compreender a realidade vivida nas salas de AEE, avaliando se as políticas públicas vigentes, a formação de professores, a infraestrutura das escolas, e a participação da família e comunidade estão contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nos apoiamos em teóricos como Gil (2008) para auxiliar na metodologia e Moura (2010), Bona (2008), Correia (2006), entre outros para o aporte teórico bibliográfico. Este trabalho contribui para o debate sobre a inclusão educacional, propondo reflexões sobre como o AEE pode ser aprimorado para atender melhor às necessidades de todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID470_TB201_16032024174618.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Karoline Souto" "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108157 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "ATÉ QUE PONTO O AEE É INCLUSIVO?" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa promover a inclusão escolar de alunos com deficiências, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que atendem às suas particularidades. No entanto, a eficácia e a abrangência do AEE na promoção de uma inclusão genuína são temas de debate. Embora o AEE represente um avanço significativo na educação inclusiva, sua implementação enfrenta desafios que vão desde a falta de preparo e formação adequada dos professores até a escassez de recursos e infraestrutura nas escolas. Além disso, a efetiva inclusão depende não apenas de adaptações curriculares, mas também de uma mudança na cultura escolar, que deve valorizar a diversidade e promover o respeito e a aceitação das diferenças, necessitando de fatores como, o comprometimento da comunidade escolar, políticas públicas eficientes e a participação ativa da família. Este artigo investiga a eficácia do AEE na promoção da inclusão escolar, questionando se as práticas atuais estão alinhadas com o objetivo de garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia emprega pesquisa qualitativa com uma revisão bibliográfica do conteúdo, e um questionário aplicado a três profissionais do AEE, visando captar suas percepções e experiências com o atendimento. Através dessa abordagem, o estudo busca compreender a realidade vivida nas salas de AEE, avaliando se as políticas públicas vigentes, a formação de professores, a infraestrutura das escolas, e a participação da família e comunidade estão contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nos apoiamos em teóricos como Gil (2008) para auxiliar na metodologia e Moura (2010), Bona (2008), Correia (2006), entre outros para o aporte teórico bibliográfico. Este trabalho contribui para o debate sobre a inclusão educacional, propondo reflexões sobre como o AEE pode ser aprimorado para atender melhor às necessidades de todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID470_TB201_16032024174618.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Karoline Souto" "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }