Este trabalho abrange o relato de uma experiência vivenciada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ruth dos Santos em Belém-Pará, discutindo o Ensino Colaborativo atrelado a estratégia de ensino dos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A pesquisa foi desenvolvida orientada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, na qual a professora da educação especial e professores do ensino comum participam da proposta do ensino colaborativo com atividades organizada a rotação por estação, trazendo múltiplos meios de apresentação dos conteúdos. Buscou se compreender e descrever a experiência do Ensino Colaborativo que traz a proposta de colaboração mútua entre professores do ensino comum e professor da educação especial, na qual juntos desenvolveram planejamentos, estratégias e avaliação do ensino dos estudantes com e sem deficiência na sala de aula, com o objetivo de identificar elementos para a construção de uma proposta formativa que venha colaborar com o desenvolvimento de práticas inclusivas no contexto escolar na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem DUA, que é uma estratégia de ensino em que o currículo atenda a todos os estudantes da escola. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Analisou se que o projeto realizado conseguiu alcançar os objetivos propostos para essa atividade mostrando que o Desenho Universal para a aprendizagem utilizada como estratégia de ensino. Concluiu-se que o Ensino Colaborativo e estratégias inclusivas na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), podem ser uma ferramenta importante para trazer propostas estratégicas no cotidiano escolar de acesso ao currículo para que seja adequado, facilitando a aprendizagem de todos os estudantes numa perspectiva inclusiva.