Esse estudo teve como proposta investigar estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual para estudar Química no Ensino Médio, e quais estratégias foram utilizadas por eles para estudar Química durante o Ensino Médio. Com base no objetivo do estudo foi baseado em uma pesquisa exploratória onde foram abordados estudantes e ex-estudantes do Ensino Médio de Escolas da rede pública do Estado de Pernambuco. Participaram da pesquisa dois estudantes com baixa visão congênita e um com cegueira adquirida. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário onde foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os participantes. As entrevistas foram feitas de forma individual com eles, sendo dois dos participantes foram entrevistados de forma remota utilizando o Google Meet, e o terceiro foi entrevistado presencialmente. Daí, analisando o que está descrito na constituição federal de 1988, em seu artigo 205, onde diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL 1988). Na primeira etapa da pesquisa foram feitas perguntas de caráter social, como: sua idade, quantas pessoas moram que eles e qual o tipo de suas deficiências visual. A segunda etapa foi perguntas específicas do Ensino Médio e os conteúdos da Química durante o ensino médio, assim como a interação com outros estudantes e professores em sala de aula. De acordo com os dados encontrados, a falta de acesso a materiais adaptados para o estudo da Química, e a falta de formação continuada de professores para ensinar estudantes com deficiência visual foram os pontos mais levantados pelos participantes.