Este resumo aborda o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na promoção da educação inclusiva, concentrando-se em sua significativa contribuição para a inclusão de alunos surdos. O objetivo principal é compreender como a LIBRAS influencia o processo de inclusão de pessoas surdas, analisando os desafios, oportunidades e transformações proporcionadas pela LIBRAS no contexto educacional. Sendo assim, teóricos como: Perlin e Strobel (2014); Gesser (2009); Goldfeld (2002) e Strobel (2008) fundamentam esta produção, embasando o aporte teórico que reitera a importância da LIBRAS para comunicação, cultura e educação de pessoas surdas. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa exploratória em periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando os descritores "Inclusão", "surdez" e "Libras" para a realização das buscas, o que resultou na identificação de 22 trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Essa abordagem resultou na seleção de quatro artigos relevantes, excluindo aqueles que não se alinhavam ao escopo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a LIBRAS desempenha um papel crucial na vida dos surdos, conferindo-lhes liberdade e propiciando um processo educacional mais bem-sucedido. Destaca-se que essa língua não apenas supera barreiras comunicativas, mas também cria oportunidades educacionais mais acessíveis e igualitárias.