LIBRAS NO UNIVERSO EDUCACIONAL INCLUSIVO: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TRANSFORMAÇÕES.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108272 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 2326 "titulo" => "LIBRAS NO UNIVERSO EDUCACIONAL INCLUSIVO: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TRANSFORMAÇÕES." "resumo" => "Este resumo aborda o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na promoção da educação inclusiva, concentrando-se em sua significativa contribuição para a inclusão de alunos surdos. O objetivo principal é compreender como a LIBRAS influencia o processo de inclusão de pessoas surdas, analisando os desafios, oportunidades e transformações proporcionadas pela LIBRAS no contexto educacional. Sendo assim, teóricos como: Perlin e Strobel (2014); Gesser (2009); Goldfeld (2002) e Strobel (2008) fundamentam esta produção, embasando o aporte teórico que reitera a importância da LIBRAS para comunicação, cultura e educação de pessoas surdas. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa exploratória em periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando os descritores "Inclusão", "surdez" e "Libras" para a realização das buscas, o que resultou na identificação de 22 trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Essa abordagem resultou na seleção de quatro artigos relevantes, excluindo aqueles que não se alinhavam ao escopo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a LIBRAS desempenha um papel crucial na vida dos surdos, conferindo-lhes liberdade e propiciando um processo educacional mais bem-sucedido. Destaca-se que essa língua não apenas supera barreiras comunicativas, mas também cria oportunidades educacionais mais acessíveis e igualitárias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2326_TB364_09042024214327.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANILZA DA SILVA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "Vanilza Sampaio" "autor_email" => "nilzaespecial2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108272 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 2326 "titulo" => "LIBRAS NO UNIVERSO EDUCACIONAL INCLUSIVO: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TRANSFORMAÇÕES." "resumo" => "Este resumo aborda o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na promoção da educação inclusiva, concentrando-se em sua significativa contribuição para a inclusão de alunos surdos. O objetivo principal é compreender como a LIBRAS influencia o processo de inclusão de pessoas surdas, analisando os desafios, oportunidades e transformações proporcionadas pela LIBRAS no contexto educacional. Sendo assim, teóricos como: Perlin e Strobel (2014); Gesser (2009); Goldfeld (2002) e Strobel (2008) fundamentam esta produção, embasando o aporte teórico que reitera a importância da LIBRAS para comunicação, cultura e educação de pessoas surdas. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa exploratória em periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando os descritores "Inclusão", "surdez" e "Libras" para a realização das buscas, o que resultou na identificação de 22 trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Essa abordagem resultou na seleção de quatro artigos relevantes, excluindo aqueles que não se alinhavam ao escopo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a LIBRAS desempenha um papel crucial na vida dos surdos, conferindo-lhes liberdade e propiciando um processo educacional mais bem-sucedido. Destaca-se que essa língua não apenas supera barreiras comunicativas, mas também cria oportunidades educacionais mais acessíveis e igualitárias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2326_TB364_09042024214327.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANILZA DA SILVA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "Vanilza Sampaio" "autor_email" => "nilzaespecial2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }