A presente pesquisa se vincula ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores e Prática Pedagógica – Nupeforp e visou analisar a contribuição da implantação de tecnologias sociais nas escolas do campo para ressignificar o currículo escolar. Tivemos como pergunta central da pesquisa a seguinte indagação: até que ponto as tecnologias sociais utilizadas nas escolas contribuem para uma contextualização do currículo? Esta questão se articulou com outras para uma melhor compreensão do objeto: como as tecnologias sociais chegaram nas escolas? Como se deu a implementação e acompanhamento? Quais suas contribuições para uma mudança no currículo da escola? Nosso objetivo geral foi analisar quais as tecnologias sociais são desenvolvidas nas escolas e o modo que se inserem no currículo escolar, numa perspectiva de contextualização da Educação. A pesquisa foi realizada no âmbito da abordagem qualitativa, numa perspectiva descritiva que orientou os procedimentos que foram utilizados, que consistiu em duas etapas: estudo exploratório e a pesquisa de campo. O Campo da Pesquisa se deu em duas escolas do campo em municípios do cariri paraibano, que possuem em sua área diferentes tecnologias sociais implantadas, e os participantes da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos e os professores/as das referidas escolas. Ao final da pesquisa verificamos que as Tecnologias Sociais desenvolvidas nas escolas do Cariri paraibano são uma das mais diversas formas de ver, analisar e construir formas de convivência com o semiárido, lógico, com diálogo com a sociedade como um todo, fazendo, assim, elevar o patamar de criação de novas políticas públicas para essa região.