O presente trabalho reflete sobre o uso da gamificação apontando possibilidades e desafios para o processo de aprendizagem escolar, no contexto da educação inclusiva. Entendemos que essa prática favorece uma aprendizagem significativa, lúdica, inclusiva e participativa. Para tal, realizamos um percurso histórico acerca do uso das tecnologias e o advento da cultura digital. Em seguida, explicitamos a relevância do uso da gamificação no contexto da tecnologia assistiva, de modo geral quanto o processo de inclusão da pessoa com deficiência, na escola, com isso compreendemos que a gamificação busca potencializar a educação através da motivação e do engajamento dos indivíduos, nesse sentido, dentro do contexto educacional a gamificação vai além da técnica da mecânica e proporciona engajar pessoas, bem como incluir uma diversidade de alunos. Concluímos, que o sentido da utilização da gamificação no âmbito da aprendizagem escolar de crianças com deficiência visa ampliar a compreensão dos conceitos a respeito da cultura digital, de tecnologia assistiva aliadas aos princípios do uso da gamificação, aliadas ao processo de aprendizagem.