Esse artigo tem por objetivo apresentar o ensino da Libras - Língua Brasileira de Sinais como disciplina eletiva e segunda língua para ouvintes no novo ensino médio, e tem por objetivo ensinar e divulgar a Libras como idioma reconhecido no Brasil para as comunidades surdas pela lei 10.436 de 24 de abril de 2002, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei apresenta a Libras como primeira língua da comunidade surda e a reconhece como segunda língua não oficial brasileira. Com o novo ensino médio abre um leque de possiblidades e podemos inserir o assunto inclusão nesse contexto. Além disso a lei 14.191 de 3 de agosto de 2021 onde a educação bilingue torna-se modalidade na LDB e alunado surdo pode escolher onde estudar, a disseminação da língua brasileira de sinais deve ser fortalecida. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e de campo, baseia-se em observações durante as aulas da disciplina eletiva no novo ensino médio com os alunos do 1º ao 3º ano de uma escola pública estadual em Recife. A pesquisa analisa a importância do ensino das libras como idioma optativo no processo de ensino/aprendizagem no ensino médio. Onde os alunos aprendem libras de forma prazerosa, lúdica e divertida através de desafios, jogos e brincadeiras. Os alunos que estão aprendendo a se comunicar com os surdos, oportunizando e auxiliando no respeito à língua do outro, no respeito às línguas, que não há línguas inferiores ou superiores.