A intersecção entre Educação Especial, Ensino Colaborativo, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a formação docente contribui para criar ambientes educacionais mais inclusivos, dinâmicos e eficazes, atendendo às necessidades variadas dos alunos e promovendo o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores, visto que este é fundamental para aprimorar a qualidade da educação e proporcionar experiências de aprendizagem mais eficazes e significativas para os alunos. A combinação de aprendizado contínuo, reflexão crítica e colaboração concebe professores mais capacitados e engajados em suas práticas pedagógicas. Neste sentido, o presente artigo buscou fazer breve estudo sobre; a educação especial e a garantia de ensino inclusivo; o ensino colaborativo como prática inclusiva e formativa e a relação das TDICs, o ensino aprendizado e o processo de formação docente. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa tendo como resultado, um ensaio teórico, no qual se busca compreender como essa prática pedagógica pode contribuir de forma eficiente no processo de ensino e aprendizado dos alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Observa-se que a formação do professor para atuação nos diversos campos, como ensino colaborativo, inclusão e uso das TDICs é algo que exige cuidado especial e políticas públicas eficientes, capazes de sanar lacunas existentes nos processos formativos e promover uma educação mais inclusiva e equitativa.